Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/10/13 às 16h17 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

3º Congresso de Medicina e Enfermagem da ESCS

COMPARTILHAR

Abertura será realizada nesta quarta-feira (16)

 

O 3º Congresso de Medicina e Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde – Congrescs – será realizado nos dias 16 e 17 de outubro, no auditório da Fepecs, com apresentação de vários projetos de trabalhos dos alunos da 1º e 2º série de Enfermagem e da 1º, 2º e 3º série de Medicina, a maior parte desses trabalhos são referentes a pesquisas na atenção básica. O evento também reunirá o 8ºSeminário da Interação Ensino, Serviços e Comunidade (IESC), a 7º Mostra de Iniciação Científica e a 5º Mostra de Projetos de Intervenção em Habilidades Profissionais em Enfermagem (HPE). A abertura na quarta-feira contará com uma apresentação cultural, às 8h.

“O Congrescs deste ano está concentrado na divulgação da importância dos trabalhos de pesquisa realizados pelos estudantes da ESCS. É por meio dos projetos que mostramos a interação ensino, serviço e comunidade realizados pelos programas IESC e HPE. São mais de 92 trabalhos que vão ser apresentados. Isso mostra o compromisso da Escola em investir cada vez mais na pesquisa”, declara a diretora-geral da ESCS, Maria Dilma Teodoro.

CongrescsSerão dois dias de atividades com apresentação de trabalhos, seminários e mostras de projetos baseadas em experiências e estudos com comunidades do Distrito Federal. O congresso é aberto à população que terá a chance de conhecer resultados dos estudos como assuntos sobre diabetes e terapia não medicamentosa; Saúde do Homem; Hábitos alimentares, desnutrição e obesidade infantil em crianças de Escola Classe do Recanto das Emas, entre muitos outros voltados à realidade local.

Na ocasião, estudantes da ESCS que participaram do Programa Ciência sem Fronteiras – intercâmbio de estudo fora do país na área de saúde e tecnologia – e do Projeto Rondon – coordenado pelo Ministério da Defesa com o objetivo de integração social por meio da participação voluntária de estudantes universitários em comunidades carentes a fim de ampliarem o bem-estar da população – também realizarão exposição sobre as suas experiências.

Sobre a ESCS

A Escola fundada em 2001 tem vários motivos para celebrar esses anos de existência, entre eles, o processo de transformação para Universidade, projeto do Governo do Distrito Federal que será encaminhado à Câmara ainda este ano. Além dos resultados positivos obtidos nas três edições do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) com notas máximas. No último exame, a ESCS ficou em quarto lugar entre os melhores cursos de Medicina no país. A Escola é a única instituição de ensino superior do país dentro da estrutura organizacional de uma Secretaria de Estado – Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Na graduação, o ingresso se dá por meio de vestibular anual, por meio da concorrência de 80 (oitenta) vagas em cada um de seus cursos: Medicina e Enfermagem. Em função de Lei Distrital nº 3.361/2004, 40% dessas vagas são reservadas para o sistema de cotas para estudantes oriundos do ensino público do Distrito Federal.

Contatos da Assessoria de Comunicação/FEPECS

Renata Madeira

Telefones: 3326-0433/3326-5551/81403131

Fax: 3326-5540

E-mail: fepecs.ascom@gmail.com ou renata_madeira@hotmail.com“>renata_madeira@hotmail.com

 

PROGRAMAÇÃO

16/10/2012- MANHÃ

8:00 – 8:30– Apresentação Cultural

8:30 – 9:30 – Abertura dos trabalhos

 

GRANDE AUDITORIO

Moderadores: Ubirajara e jacqueline Linhares

PEQUENO AUDITORIO

Moderadores: Natalie e Willian

Horário

 

Horário

 

9:30 – 9:50

Título do Projeto: Prevenção e Promoção: um Enfoque na Saúde do Homem

Curso: Medicina

Série: 2º

Grupo: C

Docente: Jorge Aguillón

9:30 – 9:50

Título do Projeto: Prevalência da adesão dos adolescentes do Centro Educacional N.º 3 de Sobradinho – DF, ao uso da caderneta do adolescente no ano de 2013

Curso: Medicina

Série:

Grupo: B

Docente: Silvia Cavalcante

9:50– 10:10

Título do Projeto: Hábitos alimentares, desnutrição e obesidade infantil em crianças de Escola Classe do Recanto das Emas

Curso: Medicina

Série: 2º

Grupo: G

Docente: Valderez Aguillón

9:50– 10:10

Título do Projeto: Utilização de métodos não farmacológicos para alívio da dor no parto: uma implementação educativa

Curso: Enfermagem

Série:

Grupo: B

Docente: Juscelino Assis e Nádia Natal

10:10–10:30

INTERVALO

10:10-10:30

INTERVALO

10:30-10:50

Título do Projeto: Diabetes: estratégia para adesão á terapia não medicamentosa.

Curso: Medicina

Série: 2º

Grupo: D

Docente: Georgiana Pontes

10:30-10:50

Título do Projeto: A força da dinâmica de grupo no manejo do diabetes: um atributo pouco explorado.

Curso: