Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/05/16 às 17h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

A Escola Técnica de Saúde de Brasília comemora a semana de enfermagem

COMPARTILHAR

Estudantes e docentes programaram várias atividades para o período de 12 a 20 de maio. 

BRASÍLIA (5/5/16) – A Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Ses-DF), organiza a Semana de Enfermagem da Etesb/Fepecs, a ser realizada de 12 a 20 de maio, das 8h às 12h, com atividade nos corredores da Escola e no auditório da Fepecs.

A programação é aberta à comunidade. O dia 12 de maio marca o Dia do Enfermeiro, em referência à enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra ainda no século XIX, Florence Nightingale. No dia 20, do mesmo mês, é celebrado o Dia dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, marco do falecimento da enfermeira pioneira no Brasil Ana Néri.

De acordo com a gerente de cursos da Etesb, a enfermeira Patrícia Brito, a enfermagem é uma profissão comprometida com a coletividade e a saúde do ser humano, seguindo preceitos científicos e éticos. “O profissional adquire sensibilidade para explorar a dimensão total do ser, se tornando indispensável no processo de prevenção, promoção, recuperação e reabilitação do paciente”, afirma Patrícia.

As atividades fazem parte da programação da 77ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), cujo tema é “ABEn 90 ANOS e a Construção Histórica e Política de Enfermagem”. Na ocasião, docentes e discentes do curso técnico de enfermagem, sob a supervisão dos enfermeiros docentes, aferirão a pressão arterial dos interessados, com orientação educativa sobre saúde.

A programação comemorativa à Semana da Enfermagem contará com exposição de fotografias da Etesb, com acervo da escola dos 55 anos dedicados a enfermagem. Folders e folhetos com orientações gerais dos programas preconizados pelo Ministério da Saúde e praticados na Ses-DF serão distribuídos.

PROGRAMAÇÃO

12/5 a 20/5 – Aferição de pressão e exposição de fotos, nos corredores da Etesb, das 8h às 12h;

13/5 – Homenagem à enfermeira e docente da Etesb Maisa Felipe, na Câmara Federal, às 15h.