Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/01/21 às 15h32 - Atualizado em 8/01/21 às 16h33

Abertas as inscrições para o curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador

COMPARTILHAR

Serão 20 vagas disponíveis a todos os profissionais de saúde da SES

 

CRISTINA SOARES

 

A Diretoria de Saúde do Trabalhador (Disat) promoverá nos dias 20, 21, 27 e 28 de janeiro o Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador. O objetivo é qualificar os profissionais da Secretaria de Saúde para que eles possam compreender os processos de trabalho da Vigilância em Saúde do Trabalhador, como metodologias utilizadas e fiscalização correta para conseguir identificar os riscos à saúde nos diversos ambientes laborais, seja no setor público ou privado.

 

Para a primeira turma serão disponibilizadas 20 vagas a serem preenchidas por meio de formulário eletrônico até o dia 18 deste mês. No total, o curso será dividido em 16 horas de aula teórica e 4 horas de aula prática.

 

“Essa será a primeira turma do ano e o nosso objetivo é realizar outras capacitações. O número de vagas é limitado justamente para evitar aglomerações durante a pandemia, mas para as próximas turmas também teremos adaptações para o curso semipresencial”, explica o diretor da Disat, Luiz Carlos Alimandro Júnior.

 

A capacitação será sempre das 8h às 12h, no auditório da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SEPS 712/912 – Asa Sul). Após a conclusão da parte prática, os profissionais receberão suas certificações. Para mais informações do curso, o contato pode ser feito pelo número 99288-0321.

 

Saúde do trabalhador

 

A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, segundo a Portaria do Ministério da Saúde 1.823, de 2012, tem como finalidade definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados para o desenvolvimento da atenção integral à Saúde do Trabalhador, visando a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.

 

A Disat conta com os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador do Distrito Federal (Cerest) distribuídos nas Regiões de Saúde. Os Cerests têm a missão de promover essas ações de vigilância para melhorar os ambientes, processos e condições de trabalho, bem como a qualidade de vida no trabalho.