Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/03/15 às 13h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Ações na Asa Norte, Paranoá, Recanto e Brazlândia intensificam combate à dengue

COMPARTILHAR

Programação que começa hoje inclui inspeção, orientações, palestras e outras atividades

BRASÍLIA (16/3/15) – Uma série de ações serão executadas, a partir desta segunda-feira (16), para eliminar o mosquito transmissor da dengue na Asa Norte, Paranoá e Recando das Emas. Entre as atividades estão vistorias realizadas pelos agentes de vigilância ambiental, palestras e outras ações.

Hoje, a programação promovida pela Cordenação Geral de Saúde da Asa Norte começou por volta das 8h30, no Centro Saúde 10 do Lago Norte, com uma roda de conversa sobre dengue e febre Chikungunya. Os encontros ocorrerão também das 10h30 às 11h30 e das 16h30 às 17h30, nos corredores e na sala de reunião.

Para os meses de março e abril, a coordenação programou para Centro de Saúde 9 do Cruzeiro Novo, nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, palestra educativa sobre prevenção e combate à dengue durante atividades voltadas para diabéticos, hipertensos e outros grupos. Haverá, ainda, diariamente, mediante solicitação médica, testagem rápida para diagnóstico da dengue.

As atividades promovidas no Paranoá e Itapoã, que seguirão até domingo (22), incluem vistorias nos domicílios, divulgação de orientações em parceria com a Rádio FM Paranoá, além de notificações dos proprietários para retirada de sucatas de veículos que podem acumular água e estão estacionados nas vias públicas. A ação será promovida em parceria com o Departamento de Trânsito (Detran), e administrações regionais de ambas regiões administrativas.

VISITAS- No Recando das Emas, até sábado (21), as Equipes Saúde da Família (ESF) passarão pelas quadras 802, 803, 605 e pelo Núcleo Rural Água Quente. Nos locais, serão promovidas ações como visitas domiciliares, orientação e panfletagem. Os profissionais também observarão o acÚmulo de lixo e entulhos nas residências e, caso haja necessidade, informarão ao SLU para realizar a limpeza.

Também participarão de atividades que visam à prevenção da doença na cidade os alunos da escola Classe 803, que assistirão a palestras informativas e orientações básicas. Já o comércio local será informado da importância de atividades de orientação à população.

Em Brazlândia, ocorre nesta segunda-feira (16) o projeto Mobiliza quarteirão, na quadra 2, onde teve o maior índice de casos de dengue da cidade. Durante a semana, também estão programadas planfletagem e inspeção. Na quinta (19), está previsto o “Dia D” na região administrativa, uma ação com a vigilância ambiental em terrenos baldios para detecção e erradicação de focos e mosquitos.