Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/07/20 às 11h52 - Atualizado em 10/07/20 às 11h10

Anemia Falciforme

COMPARTILHAR

A Doença Falciforme é uma das doenças hereditárias mais comuns no mundo. Em 2005 foi incluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Portaria MS/GM nº 1391, as diretrizes para a política de atenção integral às pessoas com Doença Falciforme.

 

Nas crianças diagnosticadas com a Doença Falciforme, a vulnerabilidade para infecções é 400 vezes maior. Nos demais pacientes, a asplenia funcional faz com que fiquem mais susceptíveis às infecções de repetição e infecções graves, principalmente pneumococo.

 

O uso profilático de antimicrobianos tem como objetivo prevenir a transmissão de doença infecciosa ou evitar o seu desenvolvimento. Assim, para diminuir a incidência dessas infecções, bem como a mortalidade, é preconizado nessa população o uso de penicilina profilática desde o diagnóstico até os cinco anos de idade e o uso de um calendário vacinal mais alargado.

 

O Ministério da Saúde disponibiliza ao Distrito Federal o medicamento fenoximetilpenicilina potássica, na forma farmacêutica de pó para solução oral, destinado exclusivamente à prevenção de infecções em crianças menores de 5 anos de idade diagnosticadas com Doença Falciforme e atendidas no âmbito do SUS.

 

Para acesso ao medicamento o paciente deverá ser acompanhado pela equipe de saúde do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), sendo o medicamento fornecido pela farmácia ambulatorial mediante apresentação dos documentos gerais e documento de identificação da criança.

Maiores informações no site do Ministério da Saúde