Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/03/13 às 19h22 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Área rural do Paranoá recebe Caravana da Mulher

COMPARTILHAR

Carreta da mulher completa um ano nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a primeira Unidade Móvel de Saúde da Mulher completa um ano de atendimento no Distrito Federal. Nesse período, foram realizados 32.600 exames preventivos. O aniversário do programa será comemorado na Caravana da Mulher – evento que, em parceria com outros órgãos, disponibilizará serviços de saúde, consultoria e financeiro para a população feminina. A equipe da Secretaria de Saúde (SES/DF) e a carreta prestarão atendimento às mulheres, com atendimento diferenciado e humanizado. A unidade móvel estará na área rural da regional do Paranoá (no Posto de Saúde do PAD-DF), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher participará da Caravana da Mulher, das 9h às 16h, no estacionamento do Centro de Tradições Gaúchas do PAD/DF. A ação da Saúde inclui a realização de 150 procedimentos, entre exames de mamografia, ecografias e preventivo do câncer de colo de útero.
A Carreta da Mulher está na área rural do Paranoá desde o dia 4 e o último dia de atendimento no local será nesta sexta-feira. Na próxima semana a unidade estará em Sobradinho.

Mamografia:
– Idade a partir de 40 anos;
– Não precisa apresentar pedido de mamografia (rastreamento);
– Não usar cremes, hidratantes, óleos, desodorante, talco, perfumes ou qualquer outro produto na área das axilas e seios;
– Usar uma roupa composta por duas peças separadas (calça e blusa);
– A paciente deverá avisar se possuir prótese de silicone;
– Levar exames anteriores, caso esteja fazendo algum acompanhamento médico;
– Ter mais de um ano da última mamografia;

Prevenção de colo uterino:
– Evitar relações sexuais por 24 horas antes do exame;
– Fazer uma boa higiene, sem uso de “duchas internas”;
– Não estar no período menstrual.
– Não usar cremes vaginais

Ecografias:
– Apresentar o pedido do exame (médico)
– Para a ecografia pélvica por via abdominal e ultrassonografia gestacional, a paciente deverá estar com a bexiga cheia.
– Ecografias de abdome total e vias urinárias (bexiga cheia e jejum de 12 horas).

Saiba outros serviços que serão disponibilizados na Caravana da Mulher
– A Secretaria da Mulher oferecerá atendimento gratuito de advogado, psicólogo e assistente social, em local reservado.
– O Sebrae disponibilizará uma unidade móvel para orientar sobre gestão de negócios; informar sobre soluções empresariais (cursos, palestras e consultorias) e sobre agronegócios; além de divulgar o “Prêmio Mulher de Negócios”.
– A Emater deixará um agrônomo à disposição da população para esclarecimentos sobre técnicas de plantio, sistemas de produção, entre outras informações.
– O BRB vai prestar atendimento, como saques, pagamentos e depósitos bancários, entre outros serviços, na sua unidade móvel. A população também poderá contar com um gerente de agência, além de profissionais especializados em crédito rural para atendimento. E será oferecido um serviço de Educação Financeira.

Rafaela Marrocos