Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/04/18 às 18h42 - Atualizado em 9/10/18 às 11h32

Asa Sul

Hospital Materno Infantil de Brasília/HMIB
E-mail: diretoria.hmib@saude.df.gov.br
Telefone: (61) 2017.1600

 

Organograma da Região Central


Unidades básicas


*O HMIB é uma Unidade de Referência Distrital não vinculada à Superintendências de Saúde.

 

* Documentos oficiais pertinentes à unidade devem ser remetidos via SEI (SES/HMIB/Diretoria do Hospital Materno Infantil de Brasília) ou entregues diretamente no Núcleo de Protocolo do Hospital.


Centros de referência

 

Adolescentro

O Adolescentro busca o trabalho em rede com outros serviços de diversos níveis de atenção da Secretaria de Saúde, bem como o estabelecimento de parcerias com equipamentos sociais de outras secretarias da administração do Distrito Federal. O serviço presta atendimento individual e em grupo a adolescentes de 10 a 18 anos de idade, nas modalidades listadas a seguir:
– Programa Biopsicossocial (BPS) – acompanha o crescimento e desenvolvimento de jovens, com ênfase em transtornos mentais
– Programa de Atenção a Adolescentes com Vivência de Violência Sexual (AVV) – integra a rede de assistência a pessoas em situação de violência no DF
– Assistência e tratamento em psiquiatria e neurologia a adolescentes com demandas específicas
– Seguimento de adolescentes já acompanhados no serviço, nas áreas de terapia ocupacional, assistência social, psicologia, nutrição, odontologia e ginecologia
Realiza entrevista inicial estruturada, realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h

 

A farmácia localizada no Adolescentro distribui medicamentos da atenção básica: psicotrópicos sob regime de controle especial, medicamentos para tratar Parkinson e ainda medicamentos psicotrópicos de média complexidade.

Horário de funcionamento: das 8h às 12h e das 14h às 17h
Endereço: SGAS 605, lts. 32/33 – Asa Sul – CEP: 70.200-650
Área de abrangência: todas as regiões do DF
Telefones: (61) 3242-1446/3242-1447/3445-7573/3445-7581
Público-alvo: adolescentes de 10 a 18 anos com transtornos mentais e vítimas de violência sexual

 

Programas/projetos: entrevista inicial, atendimento de pediatria, ginecologia, psicologia, psiquiatria, neurologia, terapia ocupacional, nutrição, odontologia, oficinas, grupos terapêuticos e atendimento às famílias
Acesso: acolhimento diário da demanda espontânea e encaminhamentos
E-mail: adolescentro.df@gmail.com

 

Adolescentro – Carta de Serviços


Hospital Dia da Asa Sul

 

Unidade de saúde destinada à prestação de atendimento em atenção secundária e integral à saúde, de forma programada ou não, podendo oferecer assistência odontológica e de outros profissionais, com unidade de internação-dia, sob administração única. Além do acompanhamento aos portadores de HIV e Aids, a unidade oferece atenção especializada de média complexidade aos pacientes com IST, tuberculose, hanseníase e oferece tratamento assistido para pacientes com hepatite C.

 

Serviços oferecidos: acolhimento de enfermagem, dermatologia, fisioterapia, ginecologia e obstetrícia, homeopatia, infectologia, Infecto-pediatria, nutrição, odontologia, pneumologia, psicologia, psiquiatria, serviço social, terapia ocupacional.

 

Serviços complementares: ecografia e elastografia, farmácia de atenção especializada, internação-dia, laboratório de coleta e análise, marcação de exames, raio-X, sala de curativo.

 

Endereço: EQS 508/509, Av. W3 – Brasília/DF – CEP: 70.351-580
Telefone (portaria): (61) 3242-9407

Horário de funcionamento: das 7h às 12h e das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira

 

Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais:
Atendimento de travestis e transexuais de forma integral

Principais procedimentos oferecidos: acolhimento, avaliação médica endocrinológica, psicológica, psiquiátrica e serviço social

Horário de funcionamento: das 7h às 12h e das 13h às 18h, às terças e quintas-feiras
Telefone: (61) 3242-3559.

 

Ambulatório PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV):
Estratégia de prevenção que envolve a utilização diária de um medicamento antirretroviral (ARV) por pessoas não infectadas, para reduzir o risco de aquisição do HIV através de relações sexuais
Horário de funcionamento: das 8h às 11h e das 14h às 16h, às quartas-feiras

 

Núclo de Testagem e Aconselhamento (NTA) – Rodoviária 

O Núcleo de Testagem e Aconselhamento, pertencente ao Hospital Dia, atende à população com dúvidas em relação à condição sorológica para o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Atende, gratuitamente, a demanda espontânea ou por encaminhamento de outros serviços de saúde, bem como realiza atendimento médico para população masculina (exclusivo para pacientes que realizaram testagem) no Ambulatório de Saúde do Homem.

Também disponibiliza insumos de prevenção, como camisinhas masculinas e femininas e gel lubrificantes, para a população em geral.
O atendimento no NTA é inteiramente sigiloso e oferece, a quem realiza o teste, a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde, que orientará sobre o resultado final do exame, independentemente de ele ser positivo ou negativo.

Quando os resultados são positivos, a equipe do NTA se responsabiliza por encaminhar as pessoas para tratamento nas demais unidades de saúde de referência da rede pública de saúde.

 

Serviços disponíveis:

 – Atendimento inicial – preenchimento de cadastro para o SISCTA

 – Serviço de testagem rápida – teste rápido para HIV, sífilis, hepatites B e C

 – Aconselhamento – oferecido a todos os pacientes atendidos

 – Ambulatório de Saúde do Homem (para pacientes que necessitam) – consultas ambulatoriais

 – Encaminhamento para os centros de referência, nos casos de exames positivos

 – Tratamento de doenças sexualmente transmissíveis – sífilis, gonorreia, herpes genital, HPV, clamídia, cancro mole, donovanose 

 

Horário de funcionamento:
De segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 22h
Sexta-feira, das 8h às 18h
Endereço: Rodoviária do Plano Piloto, Plataforma do Meio – Brasília/DF – CEP: 70.089-900