Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/07/19 às 13h04 - Atualizado em 27/08/19 às 10h32

Atendimento à gestante e acompanhante

Descrição

A Atenção Primária à Saúde (APS) é vista atualmente como a estratégia mais efetiva para porta de entrada de usuários na rede e na universalização do acesso à saúde. Nesse sentido, a gestação encontra-se entre os primeiros motivos de consulta na APS, ou na Unidade Básica de Saúde (UBS).

 

Assim, a atenção ao pré-natal, ao puerpério e ao recém-nascido constitui-se em um conjunto de consultas e visitas programadas da mulher e sua família à equipe de saúde da APS, objetivando o acompanhamento e a obtenção de uma adequada preparação para o parto e nascimento.

 

A Unidade Básica de Saúde acolherá você desde o primeiro momento, quando estiver com suspeita de gravidez, através da realização de teste rápido. Após, você fará exames de triagem da gestante, controle de vacinas na gestação bem como o acompanhamento do Pré Natal recebendo todos os encaminhamentos necessários.

 

No momento da alta hospitalar, após o parto, você e o seu filho novamente serão encaminhados para a equipe de saúde da UBS na qual os dois estejam vinculados.

 

Para consultar os requisitos, formas de acesso, documentação necessária bem como a Unidade Básica de Saúde responsável pela área na qual você reside, VERIFIQUE:

 

Informações sobre as Unidades Básicas

Atendimento em Unidade Básica de Saúde: assistência médica, odontológica e multiprofissional

 

 

Imprima a Carta de Serviços

 


SERVIÇOS PARA VOCÊ

 

 

Atendimento à gestante e acompanhante durante o trabalho de parto
(Casa de Parto São Sebastião)

Descrição
O atendimento é realizado pela CASA DE PARTO SÃO SEBASTIÃO, que é uma casa de parto abordagem holística da gestante e acompanhante é o foco do trabalho dos profissionais que se dedicam a arte do partejar. O parto é acompanhado por enfermeiros obstetras e técnicos de enfermagem. O serviço conta com instalações específicas para o parto em banheira, equipamentos e mobiliários que auxiliam a mulher durante as horas do trabalho de parto

 


Requisitos
A gestante deve residir cidades administrativas do Paranoá, Itapoã e São Sebastião (Região de Saúde Leste) e ter feito pré-natal de baixo risco em uma das unidades de saúde da família da Região de Saúde Leste.
Observação: Há a referência imediata para transferência da gestante e/ou puérpera com bebê para o Hospital da Região Leste, em casos em que a intervenção médica se faça necessária

 


Formas de acesso
O serviço oferece atendimento ininterrupto
Endereço: Centro de Múltiplas Atividades, cj 10, São Sebastião