Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/01/16 às 12h21 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Número de doadores de sangue no Hemocentro de Brasília aumentou no último bimestre de 2015

COMPARTILHAR

População não deve deixar de contribuir com doações para manter os estoques de sangue

BRASÍLIA (7/1/2016) – O número de doadores de sangue no Distrito Federal aumentou nos dois últimos meses de 2015. De acordo com a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), em novembro e dezembro foram registrados 9.579 voluntários aptos, 1.556 a mais que no ano anterior. Segundo o Hemocentro, o crescimento no último bimestre se deve à adesão da população às campanhas, porém, apesar do bom desempenho, a orientação é continuar a contribuir para manter os estoques de sangue em quantidade suficiente.

Em novembro, os voluntários aumentaram em 14,6% e, em dezembro, o acréscimo foi de 25%. Esse cenário otimista favorece o estoque, que atualmente consegue atender 100% da demanda da rede hospitalar por sangue e hemoderivados. Apesar de não correr risco de desabastecimento, a fundação ressalta que os tipos O-, B- e AB- estão em alerta.

No acumulado do ano em 2014, a fundação recebeu 71.389 candidatos à doação de sangue, sendo que 52.238 preenchiam os requisitos exigidos para realizar o procedimento. No ano passado, foram 69.161 voluntários, dos quais 51.696 estavam aptos. Os índices decrescentes nos últimos dois anos se deve à greve dos servidores ocorrida em outubro de 2015.

O hemocentro lembra ainda que, além das campanhas para manter o estoque de sangue estável, a equipe do Núcleo de Captação de Doadores do Hemocentro trabalha o ano todo para fidelizar doadores frequentes e buscar novos, por e-mail e telefone. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone 160, opção 2.

Para doar é necessário que a pessoa tenha entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam de autorização do responsável. Além disso, o voluntário deve pesar mais de 50 quilos; não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes do procedimento; não fazer uso de substâncias entorpecentes injetáveis; não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há 12 meses; gozar de boa saúde; e, no caso de usar medicação regularmente, levar a prescrição.

A Fundação Hemocentro de Brasília funciona de segunda-feira a sábado, das 7 às 18 horas, no Setor Médico-Hospitalar Norte (Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3 — Asa Norte). Maiores informações podem ser acessadas no site do Hemocentro, na aba Informações.www.hemocentro.df.gov.br