Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/10/13 às 19h49 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Banco de Leite de Planaltina incentiva massagem em recém-nascidos

COMPARTILHAR

Mães são capacitadas sobre a prática da Shantala

O Banco de Leite do Hospital Regional de Planaltina promoveu na última quinta-feira (03), o projeto Shantala com objetivo de criar um vínculo afetivo entre a mãe e a criança com massagens e assim ajudar no aleitamento materno.

A prática traz inúmeros benefícios, além do relaxamento, redução de tensões, melhora a respiração, fortalece a musculatura e estimula o cérebro.

De acordo com a enfermeira Graça Araújo, que ensinou as mães e pais a se aproximarem do bebê, a ideia é levar carinho através das mãos. “Esse contato ajudará muito os pais a conhecerem o corpo do seu bebê e como se comunicam”, afirmou.

Para a enfermeira do banco de leite, Maria do Socorro Aguiar, é um momento de conhecimento e afetividade. “Essa troca de energia que a massagem propicia é fundamental na amamentação, e ajuda a resolver os principais problemas que aparecem nessa fase de vida da criança, a exemplo das cólicas”, informa.

A dona de casa, Carla Garcia, aprovou a iniciativa. “Sempre tive interesse em aprender as técnicas e estou tendo a oportunidade de ajudar no desenvolvimento do meu filho”, disse.

Shantala
O programa é aplicado exclusivamente a recém-nascidos a partir de 1 mês de idade, podendo aplicar-se também aos bebês e a crianças. E não deve ser feita quando a criança estiver com febre e depois de amamentação.

Tatiane Gomes