Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/05/19 às 11h36 - Atualizado em 11/05/19 às 18h01

Banco de Leite do Hmib fará ação no Parque da Cidade no sábado

COMPARTILHAR

 

 

Evento celebra o Mês da Doação de Leite Materno

 

A equipe do Banco de Leite do Hospital Materno e Infantil de Brasília (HMIB), em comemoração ao Mês da Doação de Leite Humano, vai celebrar a data, no próximo sábado (11), às 15h, no Estacionamento 5 do Parque da Cidade. A iniciativa do Hmib é o início de uma ação que ocorrerá em maio para insistir na importância da doação de lei materno.

 

As mamães e famílias que quiserem participar do evento terão a oportunidade de fazer uma aula de sling dance, uma dança interativa da mãe com o bebê, que aumenta o contato afetivo entre ambos e proporciona a troca de experiência com outras mulheres, que estejam vivenciando o mesmo momento. É só levar o próprio sling (tecido usado para carregar o bebê junto ao corpo), água fresca para se hidratar e lanche.

 

Em 19 de maio se comemora o Dia Nacional de Doação de Leite Humano.  A campanha é feita todos os anos pelo Ministério da Saúde (MS) e visa a incentivar a doação de leite materno, além de mostrar a importância dessa ação para os bebês que não podem, por algum motivo, ser alimentados diretamente no seio da mãe.

 

Vale lembrar que não é necessário que a mulher tenha uma produção excessiva de leite para se tornar doadora, já que não existe uma quantidade mínima para a doação. É importante enfatizar que um litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos. É bom lembrar que a produção do leite humano segue a seguinte premissa: quanto mais leite é retirado, mais é produzido.

 

ESTOQUE – O estoque do Banco de Leite do Hmib está operando no limite. Diariamente, são distribuídos, em média, cinco litros de leite pasteurizados. O Banco de Leite da unidade possui três freezers disponíveis para o armazenamento do leite cru que chega da coleta e estão praticamente vazios.

 

Em função disso, a chefe do Núcleo de Banco de Leite Humano do hospital, Ana Cláudia Villa Verde Vasconcelos de Barros, faz um apelo às mamães do DF: “Estamos preocupados com nosso estoque de leite humano cru. Tivemos uma redução de leite materno cru coletado no primeiro trimestre de 2019”, esclarece.

 

Ana Cláudia insiste: “Pedimos a solidariedade das mães que estão amamentando. Somos referência em prematuridade, temos bebês de baixo peso ou doentes internados em leitos da Unidade Neonatal e o leite humano pasteurizado é um alimento que salva vidas. As mães interessadas em contribuir, podem procurar o banco de leite mais próximo de sua residência ou entrar em contato pelo telefone 160, opção 4”.

 

Conheça os 14 passos para doar leite humano.

 

  1. Procure tirar o leite em um lugar limpo e tranquilo da casa.
  2. Use potes de vidro com tampa plástica.
  3. Ferva os potes por 15 minutos e deixe que sequem sobre um pano limpo.
  4. Use uma touca ou um lenço na cabeça.
  5. Coloque uma máscara ou amarre uma fralda sobre o nariz e a boca.
  6. Lave as mãos e os braços até os cotovelos com bastante água e sabão.
  7. Lave as mamas apenas com água.
  8. Seque as mamas e as mãos com um pano limpo.
  9. Massageie os seios com a ponta dos dedos, com movimentos circulares, e inicie a coleta diretamente no pote.
  10. Encha o pote até faltarem dois dedos para completá-lo e, caso seja necessário, recomece uma nova coleta em outro pote higienizado.
  11. Identifique o pote com seu nome e a data em que retirou o leite pela primeira vez. Para completar um pote que já está no congelador, faça a coleta em um copo de vidro e depois despeje no pote.
  12. O leite pode ficar até dez dias no congelador ou no freezer.
  13. Para agendar a coleta, ligue no número 160, opção 4.
  14. O Corpo de Bombeiros buscará a doação em sua casa.

 

 

Janiara Lara, da Agência Saúde

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF