Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/09/17 às 17h10 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Boas ideias podem ser levadas à I Mostra de Experiências Inovadoras

COMPARTILHAR

Inscrições vão até 10 de outubro

BRASÍLIA (18/9/17) – Projetos novos ou ainda aqueles que não são recentes, mas foram implementados ou inscritos em concursos anteriores também poderão ser levados à I Mostra de Experiências Inovadoras Sistema Único de Saúde no Distrito Federal, promovida pela Secretaria de Saúde. Com inscrições abertas até 10 de outubro, o evento prevê a participação de 500 pessoas entre servidores, usuários, gestores e parceiros.

O regulamento da mostra consta na Portaria nº 455, publicada no Diário Oficial do DF de 1º de setembro. Os objetivos do evento são dar visibilidade e reconhecimento a iniciativas exitosas na rede e estimular a transferência de conhecimento e tecnologias entre as regiões de saúde e demais estruturas.

A ideia do evento é demonstrar que, mesmo em cenários de crise, é possível adotar mecanismos para melhorar os processos de trabalho, gestão e atenção à saúde da população. Além disso, valorizar a inclusão dos usuários nas práticas de saúde e motivar servidores, gestores e parceiros.

A mostra competitiva terá premiação para os três melhores trabalhos de cada uma das sete categorias. São elas: atenção primária à saúde e vigilância em saúde, regionalização e conformação das redes de atenção à saúde, regionalização e aplicação das ferramentas de planejamento, participação social, gestão do trabalho e da educação em saúde no âmbito do SUS no DF, desenvolvimento e aplicação de tecnologias para qualificação da assistência e da gestão do SUS DF, além de voluntariado e parcerias com organizações não governamentais.

A seleção será realizada em três etapas. A primeira consiste na conferência dos requisitos de preenchimento de todos os campos obrigatórios do formulário. Na segunda fase, a banca examinadora julgará critérios como: pertinência do trabalho ao tema da mostra, reprodutibilidade, clareza, alinhamento aos princípios e diretrizes do SUS, bem como relação com o objetivo de fortalecer, integrar e qualificar a Rede de Atenção à Saúde do Distrito Federal.

Por fim, a terceira fase consistirá na análise da banca, constituída por três avaliadores, das experiências para premiação, que devem ser apresentadas oralmente. Eles irão analisar relevância, impacto e aplicabilidade, ampliação do acesso e/ou melhoria da qualidade do serviço, caráter inovador, entre outros itens.

Os resultados de cada uma das três etapas serão publicados no site (http://www.saude.df.gov.br/)da Secretaria de Saúde e o anúncio dos vencedores da seleção será durante a mostra, quando ocorrerá a entrega das premiações que ainda serão divulgadas pela Comissão Organizadora.

O Centro de Excelência de Combate à Fome (WFP/ONU) também selecionará e destinará um prêmio especial para uma experiência – apresentada entre os concorrentes da terceira etapa – relacionada às áreas de atuação da entidade. Entre elas, o enfrentamento à desnutrição e carências nutricionais, proteção social por meio da alimentação e nutrição, bem como enfrentamento às condições e doenças crônicas relacionadas a má alimentação.

O evento contará, ainda, com conferências e painel com apresentação de experiências já reconhecidas como exitosas.

PARTICIPE – As inscrições para apresentação de experiências estão abertas até 10 de outubro, mediante o preenchimento do formulário, disponível aqui. Dúvidas: mostrasusdf@gmail.com.

CRONOGRAMA
– Até 10 de outubro de 2017
Prazo limite para receber solicitação de inscrições das experiências
– Até 10 de novembro de 2017
Prazo limite para divulgação das experiências selecionadas para apresentação oral
– 5 e 6 de dezembro de 2017
Apresentação das experiências na mostra

Horário: 8h às 18h
Local: Instituto Serzedello Corrêa/ Escola de Governo do Tribunal de Contas da União.