Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/07/15 às 17h57 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Bombeiros participam de treinamento para atuar no combate à dengue

COMPARTILHAR

O DF continua registrando queda no número de casos da doença

Brasília (9/7/2015) – Aproximadamente 50 militares do Corpo de Bombeiros Militar passarão por treinamento, nesta quinta-feira (9) para fortalecer a equipe da força-tarefa no combate à dengue no DF. Esses profissionais substituirão os bombeiros que já estavam atuando desde fevereiro deste ano. A capacitação é realizada pela Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS).

De janeiro até o último dia 6, o DF registrou 7.683 casos de dengue. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a redução é equivalente a 26,97% no número de registros da doença. Planaltina, Sobradinho II e Gama são as regiões administrativas com maior incidência.

Para o chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção à Dengue, Ailton Domício, a contribuição desses profissionais é de extrema importância para que o DF continue a diminuir os casos da doença. “É muito bom poder contar com o apoio dos militares em nossas ações de combate à dengue. Junto com os nossos vigilantes ambientais e com outros órgãos do governo estamos conseguindo atuar de forma direta na prevenção e eliminação dos focos do mosquito.”

Domício ressaltou ainda a importância da colaboração da comunidade. “É necessário que os moradores recebam as equipes, abram os portões e sigam todas as orientações. Só com a ajuda da comunidade é possível eliminar todos os focos do mosquito”, alertou.

Ações em Planaltina – De fevereiro até agora, uma equipe formada por dois agentes da Vigilância Ambiental, dois bombeiros, dois policiais militares, um funcionário do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e um chaveiro visitou 200 casas e lotes abandonados em Planaltina. Nessas vistorias, o grupo identifica e elimina possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Por se tratar de uma localidade com alta incidência da doença, Planaltina receberá, até o fim de julho, as ações de combate à dengue com o apoio do Corpo de Bombeiros.