Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/10/17 às 18h15 - Atualizado em 1/03/18 às 14h44

Brasília Saudável

Em todo o Distrito Federal, o programa Brasília Saudável propõe que a porta de entrada na saúde pública se dê pela atenção primária, com Estratégia de Saúde da Família. Isso significa que o atendimento ao cidadão se dará de forma direta, sempre por uma mesma equipe formada por médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e equipe de saúde bucal.

 

Essa equipe atenderá uma população de 3.750 pessoas, de forma territorializada. Ou seja, sempre a mesma equipe, atendendo a mesma população de uma mesma região. Quando todo o sistema estiver implantado, o cidadão saberá o endereço da UBS que atende sua região. Ali, ele encontrará uma equipe que, rapidamente, vai conhecê-lo pelo nome e saber de seus problemas de saúde. Periodicamente, os agentes comunitários de saúde – e muitas vezes os próprios médicos e demais integrantes da equipe – também visitarão o cidadão e sua família em suas próprias casas.

Com o acompanhamento rotineiro da saúde de cada cidadão, estima-se que 70% dos problemas já poderão ser assim resolvidos. Isso vai fazer com que a pessoa não precise ir até os hospitais para se tratar. Assim, também ficarão menos lotadas as emergências e demais dependências dos hospitais, que passarão a atender somente os casos mais graves e específicos. Assim, hospitais menos lotados e menos filas para a marcação de cirurgias e outros procedimentos.

 

Conheça nosso hotsite e saiba mais