Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/07/13 às 17h41 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Caminhada da Saúde na Vila Planalto

COMPARTILHAR

Atividade física para a população três vezes por semana

Moradores da Vila Planalto podem participar semanalmente da Caminhada da Saúde promovida pelo Centro de Saúde nº 15, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 8h.

“Estimulamos mais intensamente portadores de hipertensão e diabetes, em especial os que participam dos grupos de acompanhamento no centro”, comenta o médico Milton Menezes, responsável pela prática no CSB15, em parceria com a enfermeira Márcia Theodoro.

Segundo o médico, a atividade se destaca pela eficiência na longevidade do praticante, além de controlar a pressão alta, ativar a circulação sanguínea, fortalecer a musculatura, reduzir a gordura do sangue e o colesterol ruim que, associados a outros ganhos, diminui significativamente o risco de infarto.

Antes e após a caminhada, os participantes fazem alongamento. “Durante o percurso, fazemos uma parada na Praça José Ramalho, na academia comunitária, onde indicamos a utilização dos aparelhos disponíveis”, conta. Desenvolvidos de forma leve e eficaz, os exercícios envolvem diversos grupos musculares.

A caminhada também intensifica a interação entre os participantes. “Frequentemente, outras pessoas que se encontram na praça tomam conhecimento da prática e nela se inserem, fortalecendo o papel integrador e vinculador entre a unidade de saúde e a população local”, comenta o médico.

Para os profissionais da Secretaria de Saúde, a caminhada deve ser estimulada, pois além dos benefícios físicos, proporciona ganhos emocionais, como a redução do estresse e a socialização entre os participantes.

Patrícia Kavamoto