Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/04/13 às 20h28 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Campanha Eu sou 12 por 8 na estação do metrô da Rodoviária

COMPARTILHAR

Atendimentos, exames e orientações para uma vida mais saudável

A Secretaria de Saúde realiza mais uma ação nesta quinta-feira (25), para lembrar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, 26 de abril. A campanha Eu sou 12 por 8 estará na estação central do metrô, na Rodoviária do Plano Piloto, das 7h às 13h, com o objetivo de prestar atendimentos e orientar a população quanto às escolhas que podem ser feitas para assegurar melhor qualidade de vida.

De acordo com o Coordenador de Hipertensão Arterial da Secretaria de Saúde, Dr. Lucimir Henrique Maia, essas ações representam um novo estilo de vida e estimulam a prática de exercícios físicos e de uma alimentação saudável. Durante a ação serão realizados atendimentos médicos, eletrocardiogramas, avaliação nutricional, medição de pressão arterial, colesterol e triglicerídeos em sangue capilar, fundoscopia, além de diversas atividades relacionadas ao bem estar.

A falta de controle da pressão arterial pode causar complicações que alteram significativamente a qualidade de vida. Quando não controlada é a principal causa de infartos do coração e derrames cerebrais, que são os maiores motivos de mortes no Brasil e no mundo. “Tivemos ações no Recanto das Emas, a caminhada no Taguaparque em Taguatinga e estaremos dia 26 em São Sebastião e no Paranoá”.

Próximas ações

São Sebastião: Nesta sexta-feira (26), no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, serão oferecidos diversos serviços de Saúde para a população local. Uma tenda ficará montada no estacionamento em frente a Casa de Parto, das 8h às 12h, realizando medição de coleterol e triglicerídios e exames de eletrocardiograma, além de orientar os moradores quanto à doença (como evitar e os seus malefícios).

Paranoá: No sábado (27), a tenda ficará montada das 9h às 17h, no Circuito de Saúde Para Todos, que acontecerá na praça em frente a Administração da regional. A doença será o tema do evento.

Estrutural: No domingo (28), a tenda vai estar no Centro de Ensino nº 2 da região, de 8h às 12h. Nesta ação não será realizado eletrocardiograma.

André Barros