Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/07/13 às 20h44 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Carreta da Mulher está de volta a Samambaia

COMPARTILHAR

Prevenção em saúde mais perto de casa

A Unidade Móvel Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde, mais conhecida como “Carreta da Mulher”, está de volta a Samambaia e, a partir de hoje (1), ficará estacionada ao lado da Gerência Regional de Samambaia, na quadra 431, Área Especial 1, por três semanas, com o intuito de realizar em torno de 150 exames por dia.

De acordo com o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Fontes, os serviços estarão disponíveis para atender, principalmente, as moradoras de Samambaia. “A Carreta da Mulher é a comprovação da eficiência dos serviços prestados à comunidade feminina, cujos resultados têm sido constatados pelo grande número de exames realizados e no aumento da procura pelos serviços”, destacou.

As moradoras serão beneficiadas com exames de mamografias, ultrassonografias e preventivos de câncer de colo do útero (Papanicolau), que são importantes para a prevenção e o diagnóstico de doenças femininas, a fim de identificar de forma rápida os casos que apresentarem alterações, antes que se manifestem clinicamente.

Para as mamografias e ecografias é preciso apresentação de pedido médico, exceto para as mamografias em mulheres acima de 40 anos. No caso do preventivo, não há a necessidade de requisição médica e o exame é indicado para todas que já tenham iniciado a vida sexual.

A carreta disponibilizará 150 procedimentos, por dia, sendo 50 mamografias; 50 preventivos e 50 ecografias. O atendimento ocorrerá mediante a distribuição de senhas diárias, sempre às 7h, sendo 50 senhas por exame, que deverão ser feitos no mesmo dia, 25 pela manhã e 25 à tarde.

Para fazer os exames, é necessário levar documento de identidade e cartão do SUS. O funcionamento da unidade será das 8h às 12h e das 13h às 17h. Após três semanas, a unidade móvel seguirá para a quadra 302 e permanecerá na cidade até o dia 9 de agosto.

Produção da carreta

A Carreta da Mulher esteve à primeira vez em Samambaia entre novembro e dezembro do ano passado, quando realizou quase três mil exames. Atualmente, a SES/DF conta com três unidades móveis, que já percorreram várias cidades do DF. Desde março de 2012, já foram feitos mais de 59 mil exames.

Iêda Oliveira