Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/09/13 às 20h34 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Carreta da mulher realizou 565 exames na Regional Sul

COMPARTILHAR

Unidades Móveis já realizaram mais de 85 mil exames


Em cinco dias de funcionamento, a Carreta da Mulher estacionada em frente ao Shopping Jardim Botânico, no Lago Sul, realizou mais de 565 mamografias, ecografias e preventivos de câncer de colo de útero.

“Durante esses cinco dias fizemos 185 exames de mamografia, 200 de ecografia e 180 preventivos”, comenta a gerente do Centro de Saúde Número 5”, Mônica Oliveira Portilho de Lima.

Nesta sexta-feira (27), o Secretario de Saúde do Distrito Federal, Rafael Barbosa, prestigiou o encerramento das atividades da carreta na Regional Sul.

“Desde a criação da carreta já realizamos mais de 85 mil exames. A passagem pela Regional Sul foi muito importante para garantir a universalidade da assistência prestada pelo Sistema Único de Saúde”, relata o secretário de saúde.

Para a relações públicas, Marta Maria Silva, a carreta ajuda a desafogar os atendimentos nos Centros de Saúde e facilita o acesso a exames essenciais para a saúde das mulheres.

“Muitas mulheres vieram procurar o serviço. Esse atendimento especializado é muito importante, pois necessitamos de fazer esses exames para prevenir e curar doenças. Quando ela voltar, vou participar novamente”, comenta Marta.

A artesã Luiziane de Matos, moradora do Lago Sul, conta que nunca tinha feito exame de mamografia, nem de ecográfica e que ao saber que a carreta estava próxima a sua residência resolveu fazer um check-up.

“Quando descobri que a carreta estava aqui resolvi cuidar da minha saúde. Essa comodidade de conseguir fazer todos os exames no mesmo dia e perto de casa é maravilhosa”, conta a artesã.

A carreta é uma unidade móvel de saúde que conta com equipes formadas por médicos, enfermeiros e técnicos. Ela é equipada com consultórios, sala de exames, espaço para coleta de material, aparelhos de mamografia e ultrassonografia. Os exames e consultas são realizados entre 8h e 12h, e 13h e 17h, de segunda a sexta-feira.

A partir de segunda-feira (30) as três Carretas da Mulher estarão na região do Plano Piloto e em Planaltina. No dia 14 de outubro começa o atendimento a moradoras do Riacho Fundo I.

Ludmila Mendonça