Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/07/13 às 17h41 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Carretas da Mulher atendem em Samambaia, Itapoã e Recanto das Emas

COMPARTILHAR

Cada unidade realiza 150 exames por dia

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde estão no Itapoã, Samambaia e Recanto das Emas. Na Carreta da Mulher é possível realizar exames preventivos e diagnósticos de doenças graves que mais atingem a população feminina do Distrito Federal, como o câncer de mama e de colo de útero.

A Carreta 1 está desde o dia 15 no Itapoã, região mais carente do Paranoá, e vai permanecer por lá até o dia 9 de agosto. A Carreta 2 encontra-se em Samambaia, onde chegou no início do mês e fica também até o próximo dia 9. Já a Unidade Móvel 3 chegou ao Recanto das Emas na última segunda-feira (22) e fará atendimentos no local até 9 de agosto.

A assessora do gabinete da SES e uma das coordenadoras da Carreta da Mulher, Fátima Rola, explica que a carreta facilita o acesso a exames essenciais para a saúde das mulheres e ajuda na prevenção com diagnósticos rápidos de câncer de colo do útero e de mama próximo à casa das pacientes.

A carreta disponibiliza 150 procedimentos, por dia, sendo 50 mamografias; 50 preventivos e 50 ecografias. O atendimento ocorre mediante a distribuição de senhas diárias, sempre às 7h, sendo 50 senhas por exame, que deverão ser feitos no mesmo dia, 25 pela manhã e 25 à tarde.

Desde a implantação do programa, em março de 2012, até o dia 19 de julho, foram realizados 69 mil 836 exames: 23 mil 673 mamografias, 24 mil 241 ecografias e 21 mil 922 preventivos.

Para as mamografias e ecografias é preciso apresentar pedido médico, exceto para as mamografias em mulheres acima de 40 anos. No caso do preventivo, não é exigida requisição médica e o exame é indicado para quem já iniciou a vida sexual. É preciso apresentar documento de identidade e cartão do SUS. O funcionamento da unidade é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A Carreta da Mulher 2, que está em Samambaia desde o início do mês, realizou mais de mil exames em duas semanas de atendimento, na quadra 431. Desde o dia 15, a unidade móvel está na quadra 302 de Samambaia Sul, ao lado da Clínica da Família e permanece no local até o dia 9 de agosto.

Carreta da Mulher
A Carreta da Mulher é uma unidade móvel de saúde que passa por cidades do Distrito Federal realizando exames importantes para a prevenção e o diagnóstico de doenças femininas. Para isso, ela é equipada com consultórios, sala de exames, espaço para coleta de material, aparelhos de mamografia e ultrassonografia.

O programa também oferece acompanhamento nos centros de saúde e hospitais no caso dos pacientes que apresentarem alterações nos exames. Com total atenção voltada para o público feminino e um excelente atendimento, a população do DF tem acesso à saúde de maneira mais fácil e sem precisar ir muito longe de casa. Desde março de 2012, as unidades já realizaram mais de 63 mil exames em várias localidades do DF, beneficiando principalmente as mulheres mais carentes.

Informações sobre a Carreta da Mulher e cronograma de permanência nas cidades estão disponíveis no endereço www.carretadamulherdf.com.br