Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/09/18 às 12h24 - Atualizado em 9/10/18 às 10h39

Carta de Serviços – Brazlândia

HOSPITAL REGIONAL DE BRAZLÂNDIA

 

Endereço: Área Especial nº 1 – Setor Tradicional. Brazlândia – DF. CEP: 72.720-901.

Telefone: (61)3479-9636 (portaria central).

Horário de atendimento:

Pronto Socorro: atendimento 24 horas.

Serviços Ambulatoriais e Administrativos: 07:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados). Alguns setores funcionam a partir das 13 horas.

Prioridade de atendimento: pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e os obesos nos termos da lei.

Linhas de ônibus: linha 406 (circular) e linha 402.1 (Brazlândia x Ceilândia). O hospital localiza-se a 1,1km do Terminal Rodoviário do Setor Veredas, local onde passa todas as linhas de ônibus que circulam pela cidade.

Acessibilidade: disponível em todos os acessos da unidade de saúde.

Possui estacionamento para carros, motos e bicicletas.

 

Imprima aqui a Carta de Serviços – Hospital de Brazlândia

 


Serviços para você

 

ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA

 

  • Clínica Médica
  • Clínica Cirúrgica
  • Pediatria
  • Neonatologia
  • Odontologia
  • Ginecologia e Obstetrícia

Requisitos:

  • Comparecimento espontâneo às Unidades de Pronto Socorro do hospital.
  • O atendimento no Pronto Socorro da Pediatria é feito para crianças de 0 dias até 13 anos, 11 meses e 29 dias.

 

Formas de prestação do serviço:

  • O atendimento de emergência da Odontologia é segunda a sexta feira das 07:00 às 19:00 horas.

 

Documentos Necessários: Documento de identificação válido.

 

Horários de visitas e troca de acompanhante

  • Horário de Visita nas internações das Clínicas Médica, Cirúrgica, Pediátrica e Maternidade: 13h às 15h
  • Observação: para pais de recém-nascidos não há horário pré-determinado.
  • Horário de Visita nos Prontos Socorro Adulto e Infantil: 15:00 às 16:00 horas.
  • Troca de acompanhantes:

– Manhã: 07:00 às 09:00

– Tarde: 16:30 às 19:00

  • Telefones:

– Clínica Médica e Cirúrgica: (61) 3479-9626

– Pediatria: (61) 3479-9681

– Neonatologia: (61) 3479-9675

– Odontologia: (61) 3479-9681

– Ginecologia e Obstetrícia: (61) 3479-9683

 

 

ATENDIMENTO AMBULATORIAL:

  • Odontologia
  • Cirurgia Geral e Pequenas Cirurgias
  • Dermatologia (consultas e procedimentos)
  • Otorrinolaringologia
  • Pediatria (Neonatologia e Crescimento e Desenvolvimento)
  • Nutrição Clínica
  • Ambulatório de Egressos da Internação da Clínica Médica
  • Gravidez de alto risco

 

Requisitos

  • Atendimento ambulatorial (exceto Ambulatório de egressos e gravidez de alto risco): todas as marcações de primeira consulta são feitas através das Unidades Básicas de Saúde. Os agendamentos são realizados pelo Sistema de Regulação da SES/DF ou pela Gerência Interna de Regulação da Região de Saúde Oeste (Ceilândia e Brazlândia).
  • Marcação para ambulatório de egressos: diretamente no ambulatório do HRBz. É necessária guia de encaminhamento do médico da Emergência do HRBz especificamente para o ambulatório de egressos.
  • Marcação de Gravidez de Alto risco: diretamente no ambulatório do HRBz. É necessária guia de encaminhamento do médico.
  • Marcação de consulta retorno: pessoalmente no setor de ambulatório do HRBz, nos horários de 09:00 às 12:00h e das 14:00 às 18:00h.

 

Documentos Necessários: Documento de identificação válido.

  • Primeira consulta: Guia de consulta fornecida pelo profissional que está encaminhando ao especialista.
  • Consulta retorno: protocolo de encaminhamento para retorno fornecido pelo médico depois da primeira consulta.

 

Horário de funcionamento, tempo de espera para atendimento e consulta retorno

 

  • Horário: 07:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados). Telefone: (61)3479-4482.
  • O atendimento é feito por ordem de chegada.
  • O tempo médio de espera para a consulta é de aproximadamente 15 dias.

 

 

REALIZAÇÃO DE EXAMES RADIOGRÁFICOS E ECOGRÁFICOS

 

Forma de Prestação de Serviço

  • Exame Radiográfico (RX): comparecimento espontâneo à Secretaria de RX do HRBz, munido de documento de identificação válido e do pedido médico assinado, oriundo de qualquer unidade de saúde tanto da rede pública quanto privada.
  • Exame ecográfico: a marcação é realizada nas unidades básicas de saúde da SES/DF. Depois que a unidade de saúde agendar, basta comparecer à Secretaria do RX do HRBz, na data e horário definidos, com o pedido médico para realização do exame e um documento válido de identificação.
  • Funcionamento: segunda à sexta-feira (exceto feriados) de 07:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00. Telefone: (61) 3479-9669.

 

 

MARCAÇÃO DE CIRURGIA DE HÉRNIORRAFIA UMBILICAL, INGUINAL, INCISIONAL E DE COLECISTECTOMIA

Forma de prestação do serviço

  • Para agendamento: é necessária a liberação pelo médico da Secretária de Saúde do Distrito Federal através do protocolo para internação e exames.
  • Deixar toda a documentação (protocolo e exames) no Núcleo de Gestão da Internação do HRBz, com os exames atualizados, endereço, telefones para contato, número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e do SES.
  • Aguardar contato telefônico acerca do agendamento da cirurgia.
  • As cirurgias são agendadas conforme a prioridade estabelecida pelo médico e através de lista de espera.
  • Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira (exceto feriados) de 07:00 às 12:00 e de 14:00 às 18:00. Telefone: (61) 3479-9720.

 

 

SERVIÇO SOCIAL

O que o serviço social faz por você

  • Acolhimento, escuta qualificada e encaminhamentos necessários de acordo com a avaliação do Assistente Social
  • Atendimento a pacientes, familiares, acompanhantes e por meio da busca espontânea
  • Orientações e encaminhamentos para a rede socioassistencial (segunda via de documentos de identificação, abrigamento, benefícios eventuais, tais como auxílio natalidade, auxílio vulnerabilidade e auxílio por morte, Benefício de Prestação Continuada, entre outros)
  • Orientações sobre direitos previdenciários e trabalhistas
  • Orientações e encaminhamentos para a rede de saúde, tanto para a atenção básica, como para atendimento psicossocial para pacientes em situação de violência, dependentes de álcool e/ou outras drogas e portadores de transtornos mentais (CAPS, Programa de Pesquisa, Assistência e Vigilância à Violência – PAV)
  • Encaminhamento para órgãos de defesa de direitos (Conselho Tutelar, Defensoria Pública, entre outros)

Forma de prestação do Serviço

  • Comparecer ao Núcleo de Serviço Social ao lado da portaria central do HRBz de segunda a sexta-feira (exceto feriados) nos seguintes horários: Segunda a quinta de 07:00 às 19:00 e às sextas-feiras das 07:00 às 18:00hs. Os atendimentos são imediatos e/ou por ordem de chegada.
  • Telefone: (61) 3479-9625

 

Documentos Necessários:

  • Para orientação não é necessário documento de identificação;
  • Para encaminhamentos é necessário documento de identificação válido.

 

 

ATENDIMENTOS E PALESTRAS REFERENTES À AMAMENTAÇÃO E DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

 

O que o Banco de leite faz por você

  • Recebe todos os pacientes e/ou usuários que necessitam de informações relacionadas ao aleitamento materno e/ou doação de leite humano.
  • Orientações, atendimentos e palestras referentes à amamentação e doação de leite humano.

Forma de prestação do serviço

  • Atendimento em amamentação por demanda espontânea (sem agendamento) dentro do horário de funcionamento.
  • Pode-se procurar informações sobre o atendimento e palestras por telefone (61)3479-9643 ou pessoalmente, comparecendo na recepção do setor, de segunda a sexta-feira (exceto feriados) no horário de 07:00h às 12:00h e de 13:00h às 18:00h.
  • Gestantes também podem ser agendadas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde que acompanham o pré-natal.
  • Para o atendimento e orientações é necessário documento válido de identificação com nome completo e fornecimento dos seguintes dados: endereço, telefone, escolaridade, profissão e informações de gestação e parto (em caso de pacientes nutrizes). Nos atendimentos para auxílio da amamentação, realizados com a nutriz e o bebê, também é solicitada a caderneta da criança.
  • Nas palestras e ações de amamentação é solicitado documento de identidade dos acompanhantes e cartão de pré-natal das gestantes.

 

Para participar das palestras de amamentação

  • Pode se fazer o agendamento através das equipes das Unidades Básicas de Saúde que acompanham o pré-natal.
  • Pode se ligar ou comparecer diretamente no Banco de Leite Humano do HRBz para informação sobre a próxima data disponível.
  • A participação de familiares e amigos das gestantes também é permitida.

 

Para fazer doação de leite humano

  • A mulher deve estar amamentando, ser saudável e não usar álcool, cigarro ou drogas ilícitas. O acesso às informações de doação e cadastro é feito pelos seguintes meios: diretamente com o Banco de Leite Humano do HRBz; por telefone 160 opção 4; através do site saude.df.gov.br; e pela instalação do aplicativo Amamenta Brasília
  • É efetuado um cadastro da nutriz com informações como a saúde da doadora e resultados de exames pré ou pós natal.

 

 

NÚCLEO DE ATENÇÃO DOMICILIAR

  • Programa de Internação Domiciliar (PID): Serviço substitutivo à internação hospitalar ou ao atendimento ambulatorial, responsável pelo gerenciamento e operacionalização das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar e Equipes Multiprofissionais de Apoio.
  • Programa de Oxigenioterapia Domiciliar (POD): acesso à oxigenioterapia domiciliar prolongada para usuários do SUS/DF, portadores de patologias que necessitem da oferta de oxigênio.

 

Requisitos

  • O familiar e/ou responsável pelo paciente deve ter residência e domicílio comprovados o mesmo deve residir na área de abrangência de Brazlândia.
  • O cuidador deve ser identificado e o quadro clínico do paciente deve ser compatível com o perfil do serviço.
  • Solicitação de internação domiciliar deve atender a critérios do instrumento de classificação da complexidade assistencial do paciente em atenção domiciliar no SUS e POD – por meio de relatório médico, exames comprobatórios e documentação necessária.
  • Os pacientes devem ter quadros clínicos estáveis e podem ser: portadores de sequelas e doenças crônicas como: cuidados paliativos oncológicos e neurológicos, entre outros; úlceras de decúbito em graus moderado e grave e traqueostomia

 

Forma de prestação de serviço

  • Deve se entrar em contato com o Núcleo Regional de Atenção Domiciliar pessoalmente ou através do telefone: (61)3479-4903. E-mail: nradhrbz@gmail.com

 

 

Núcleo Hospitalar de Epidemiologia – Brazlândia

 

 

VOLUNTARIADO

 

  • O setor voluntariado do HRBz é responsável por receber, orientar, e coordenar quem deseja desenvolver trabalho voluntário.
  • Qualquer pessoa pode ingressar. Para saber as exigências e obrigações instituídas pela SES-DF em relação à atividade que se tem o desejo de voluntariar, basta procurar o profissional responsável pelo voluntariado, que fica no Núcleo de Pessoas do HRBz.
  • Telefone para contatos: (61)3479-9624.
  • E-mail: cgsbz@gmail.com

 

 

PRÁTICAS INTEGRATIVAS DE SAÚDE

Serviços Oferecidos

  • Técnica de Redução do Estresse (T.R.E)
  • Musicoterapia

 

O que as práticas integrativas de saúde fazem por você:

  • Possibilitam o alívio das tensões físicas, sociais, mentais e conflitos emocionais.
  • Técnica de Redução de Estresse: método desenvolvido por David Berceli, assistente social americano. São exercícios específicos que possibilitam o controle e a redução das tensões corporais.
  • Musicoterapia:

– Atividade regulamentada pela SES/DF desde 2008.

– Faz atendimentos em grupo ou individual.

– Oferece benefícios no campo das dores físicas (fibromialgia), tensões musculares ou da coluna, bursite, alívio do estresse, insônia, depressão dentre outros.

 

Forma de prestação do serviço

  • Para acessar os serviços das Práticas Integrativas de Saúde oferecidas pelo HRBz se faz necessário:

– Comparecer à sala de musicoterapia, localizada próximo à portaria do servidor, no horário de 07:00h às 08:00h, de segunda à quinta-feira (exceto feriados) para informações e agendamentos.

Observação: para os agendamentos da musicoterapia é necessário entrar em uma lista de espera.

 

 

 

NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA

Serviços Oferecidos:

 

Administrar vacinas, soros, testes e imunoglobulinas em pacientes internados, servidores do HRBZ e clientes externos; sob responsabilidade do NHEP;

  • Fazer busca ativa para identificação de doenças de notificação compulsória e outros agravos de interesse epidemiológico;
  • Encaminhar pacientes para coleta de material de interesse da saúde pública para o laboratório regional, que será reprocessado para o LACEN, observando o retorno dos resultados e o registro da ficha de investigação;
  • Fazer quimioprofilaxia dos comunicantes em nível hospitalar e excepcionalmente junto à comunidade.

Requisitos

  • Público-alvo: pacientes que foram atendidos e/ou que estejam internados no HRBZ, servidores do HRBZ e outros pacientes externos específicos;
  • Requisitos: solicitação médica, laboratório e pacientes encontrados através de busca ativa e os servidores encaminhados pela medicina do trabalho;

Documentos Necessários

  • Cartão vacinal,
  • Pedidos laboratoriais,
  • Solicitação no PEP (prontuário eletrônico do paciente).

 

Forma de prestação do Serviço:

  • Por meio de visitas aos pacientes internados e por meio ambulatorial, busca ativa em PEP e demanda espontânea.

Etapas

  • Busca ativa em PEP ⇒ visita/entrevista com paciente ⇒ preenchimento da notificação compulsória ⇒ encaminhamento ao laboratório quimioprofilaxia dos comunicantes, se necessário.
  • Vacinação: encaminhamento da medicina do trabalho e/ou demanda espontânea  avaliação do cartão vacinal administração da vacina⇒ anotações no sipni/cartão do paciente.

Prazos

  • Busca ativa: diária,
  • Vacinação: livre demanda.

Horário e tempo máximo de espera para atendimento

  • Notificação compulsória: de 30 minutos a 01 hora para preenchimento de ficha de notificação até o encaminhamento ao laboratório;
  • Vacinação: de acordo com a demanda.

Prioridades de atendimento;

  • Notificação imediata de doenças transmissíveis,

 

Normas e regulamentações: