Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/10/18 às 10h17 - Atualizado em 5/10/18 às 10h58

Carta de Serviços – Hospital São Vicente de Paulo HSVP

Endereço: QSC, Área Especial 01, Setor C Sul, Taguatinga Centro

Taguatinga – DF. CEP: 72016-010.

 

Telefone: (61)2017-1450 (Ramal 3663-Emergência)

 

Horário de atendimento:
Pronto Socorro: 24 horas por dia.
Serviços Ambulatoriais e Administrativos: De segunda-feira a sexta-feira de 07:00hs as 12:00hs e das 13:00hs as 18:00hs
Prioridade de atendimento: Pacientes em surto psicótico/psiquiátrico.

 

Acessibilidade: Nosso Hospital conta com rampas de acessibilidade.
Estacionamento: Temos estacionamento próprio para usuários e servidores, com vagas privativas para idosos e gestantes e portadores de necessidades especiais.

 

 

Serviços para Você:
– OUVIDORIA

Horário de atendimento da Ouvidoria do HSVP:
Segunda, quarta e quinta das 08h às 12h e das 14h às 18h
Terça e Sexta de 08:00h às 12:00h

Telefone: 2017-1450 (Ramal 3658)

 

 

– ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA
Descrição:
• Nosso Pronto Atendimento funciona 24 horas por dia, durante sete dias semanais, atendemos pacientes em surto psiquiátrico. Nossa especialidade é tratamento psiquiátrico, temos também atendimento psicológico aos pacientes internados. Caso seja necessário contamos com a internação no Pronto Socorro e Ala de Internação. No Pronto Socorro ficam internados os pacientes crônicos e na Ala de Internação os pacientes em crise aguda ou de primeira vez (primeira crise), conforme a capacidade de lotação do setor, essa seleção é feita obedecendo a critérios, (não ser paciente crônico, ser primeira crise e disponibilidade de vaga), pré-estabelecidos pela preceptoria dos residentes que atuam na Ala de Internação:
• Acolhimento Multiprofissional:
Funciona de acordo com a Política Nacional de Humanização –PNH, que existe desde o ano de 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. Funciona com equipe multiprofissional própria.
• Internação PS:
Atende as demandas decorrentes do Pronto Atendimento, segundo critérios médicos para estabilização dos quadros de crise mediante internação hospitalar.
• Ala de Internação:
Atende paciente que se encontram internados no PS, e que se enquadrem em critérios técnicos pré-definidos pela equipe para transferência segundo a Gestão de Leitos que são: ser primeira crise, suporte familiar (dar preferência aos pacientes do DF e entorno), início de atípicos (medicação de alto custo), investigação e definição diagnóstica, necessidade de atendimento multiprofissional (Terapia ocupacional, psicologia e outros).
• Grupo De Acompanhamento de Internação Hospitalar – GAIH:
Este projeto do hospital São Vicente de Paulo busca a redução do tempo de internação e a redução da frequência de reinternações. Atende aos pacientes da Internação do PS que tenham mais de 48 horas de internação, preferencialmente pacientes que apresentam: ideação suicida; pacientes com mais de 55 anos de idade ou que necessitem de uma atenção terapêutica multidisciplinar e pacientes que apresentem condições de participar das atividades terapêuticas em grupo.
• Visitação à Pacientes:
A visita aos pacientes internados no Hospital São Vicente de Paulo funciona diariamente das 15:30hs às 16:30hs.
• Sala de Visitas:
A sala de visita foi criada com intuito de dar informação sobre o estado dos pacientes, dar um atendimento mais humanizado aos familiares e pacientes. Funciona de 7:00hs às 19:00hs.
A visita a pacientes por meio deste serviço ocorre de 09:30hs as 11:30hs e de 14:30hs as 17:30hs, sendo que pela manhã atende a todos os visitantes e no período da tarde atende preferencialmente as gestantes, idosos e crianças acompanhadas por seus responsáveis.
Requisitos
• Atendemos em caráter de emergência a todos os cidadãos em crise psiquiátrica que nos procurem por conta própria, trazidos por familiares ou encaminhados por outras Unidade de Saúde do DF.
Documentos Necessários
• Para ser atendido na Emergência do Hospital São Vicente de Paulo é necessário se apresentar no balcão da Emergência portando documento oficial com foto (carteira de identidade ou habilitação), comprovante de endereço, onde será aberta uma ficha para atendimento médico.
Formas de prestação do serviço
• Horário de atendimento: 24hs por dia, durante sete dias da semana.
• Prioridade de atendimento: Pacientes em surto psiquiátrico
Etapas
• Marcação de consulta no guichê de atendimento;
• Avaliação e classificação na sala de acolhimento multiprofissional;
Horários de visitas 
• Horário de Visita nas internações
• Pronto Socorro: de 15:30hs as 16:30hs
• Ala de Internação: de 15:30hs as 16:30hs
• Sala de Visitas: de 09:30hs as 11:30hs e das 14:30hs as 17:30hs
OBS: Para que seja possível a visita a paciente na sala de visitas é realizada uma avaliação das condições clínicas do paciente para que a visitação seja liberada.

Serviços para você
ATENDIMENTO AMBULATORIAL
Descrição
• Nosso Ambulatório funciona de segunda à sexta feira de 7:00hs as 12:00hs e das 13:00hs as 18:00hs, atendemos a pacientes específicos, encaminhados pelos Posto de Saúde (atenção básica), visando tratamento psiquiátrico de médio e longo prazo a fim de manter ou prolongar o quadro estabilizado.
• OBS: A porta de entrada em nosso serviço ambulatorial via Posto de Saúde (Atenção Básica) encontra-se suspensa no momento, devido ao projeto de extinção do atendimento de ambulatório geral, para atendimento apenas de ambulatório de subespecialidades psiquiátricas, que ainda não foi completamente concluído, pois a rede de saúde mental ainda não está totalmente estabelecida no DF
• Contamos com ambulatórios de Psiquiatria geral, Psicogeriatria, NAP, ATHUA, Egresso da Residência, Egresso da Internação do Pronto Socorro, Nutrição, Fisioterapia, Serviço Social, Esquizofrenia Refrataria, Reiki, Terapia Ocupacional, e Psicoterapia. Ambulatório Especial. Os pacientes que ficam em nosso serviço já são acompanhados de longa data. São referenciados da Saúde básica de determinada região, conforme Acordo de Gestão de Saúde, ou o médico examinador identificar necessidade de ficar em nosso ambulatório.
• Ambulatório Geral de Psiquiatria: Atende a pacientes específicos, encaminhados pela atenção básica, visando tratamento de médio e longo prazo a fim de manter ou prolongar o quadro estabilizado.
• Ambulatório de Psicogeriatria: Atende pacientes com idade acima de 65 anos de por demanda (referenciada ou espontânea), de acordo com a capacidade instalada.
• Ambulatório NAP: são atendidos pacientes em uso de medicação Neuroléticos de Ação Prolongada.
• Ambulatório Egresso da Residência: Atende aos pacientes que são oriundos da residência médica, pós alta médica e encaminhados para acompanhamento até integração em serviço ambulatorial definido/ CAPS.
• Ambulatório Egresso da Internação do Pronto Socorro: Atende aos pacientes que são oriundos da Emergência, pós alta médica e encaminhados para acompanhamento até integração em serviço ambulatorial definido/ CAPS.
• Ambulatórios de Nutrição: Atende aos pacientes que são referenciados/encaminhados por médicos do Ambulatório e de Psicogeriatria. Atende servidores que procuram por nossos serviços.
• Ambulatório de Fisioterapia e Terapia Ocupacional: São atendidos os pacientes referenciados da Psicogeriatria, encaminhados pela psicologia e demais servidores do ambulatório, e servidores do serviço por livre demanda, sem necessidade de encaminhamento prévio, pacientes que estavam internados e necessitam de manter esse acompanhamento fisioterápico.
• Ambulatório Serviço Social: são atendidos todos os pacientes desta unidade e referenciados por outros serviços.
• Ambulatório Psicologia: são atendidos pacientes encaminhados por demanda médica deste serviço e de toda rede.
• Ambulatório do ATHUA: Atende aos pacientes referenciados, por médicos deste serviço ou por outros, que são portadores de Transtorno de Humor Afetivo.
• Ambulatório de Esquizofrenia Refrataria: são atendidos pacientes portadores de esquizofrenia refrataria, referenciados deste serviço.
• Ambulatório de Reiki: são atendidos ambulatoriamente servidores e usuários do Hospital São Vicente de Paulo com Reiki que é uma iniciativa que visa promover a melhoria na qualidade de vida, através da aplicação desta Terapia em um ambiente aconchegante, relaxante, acolhedor e propício para aplicação da técnica, promovendo saúde e bem-estar ao longo do tempo.
• Ambulatório especial: são atendidos pacientes portadores de Déficit cognitivo referenciados por este serviço.
Requisitos
• Paciente deve portar um encaminhamento médico solicitando marcação para atendimento com a especialidade específica dentro do nosso quadro de atendimento.
Documentos Necessários
• Primeira consulta: Paciente deve comparecer ao ambulatório com o encaminhamento constando consulta previamente agendada, documento de identificação com foto e comprovante de endereço.
• Consulta retorno: Apresentar o cartão de consultas do Ambulatório do HSVP, com consulta previamente agendada, no dia e horário definido pelo médico na consulta anterior.
Formas de prestação do serviço
• Horário de atendimento do Ambulatório:
• Manhã: 7:00 as 12:00
• Tarde: 13:00 as 18:00
• Horário de funcionamento da sala de medicação:
• – Manhã:  7:30 as 11:30
• – Tarde:  13:30 as 17:30
• Prioridade de atendimento:
• Ordem de chegada
• Telefone: 2017-1450
• Ramais: 3602 Matrícula/3664 Posto de Enfermagem
Etapas 
• A partir das 7:00hs da manhã são distribuídas senhas por ordem de chegada.
• Os Pacientes passam pela sala de triagem de enfermagem onde são aferidos os sinais vitais e são encaminhados para aguardar o atendimento médico.

Normas e regulamentações:

Ouvidoria
DISTRITO FEDERAL. Lei Nº 4.896, DE 31 DE JULHO DE 2012. Dispõe sobre o Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal – SIGO/DF.

DISTRITO FEDERAL. Decreto nº 36.462, de 23 de abril de 2015 – Ouvidoria Geral. Regulamenta a Lei nº 4.896, de 31 de julho de 2012, que dispõe sobre o Sistema de Gestão de. Ouvidoria do Distrito Federal – SIGO/DF.

Lei nº 4.896/2012 –Decreto nº 36.462/2015 –Instrução Normativa nº 01/2017

 

 

Atendimento de Emergência

Lei 10.216 de abril de 2011 dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais.

Portaria MS/GM nº 251 de 31 de janeiro de 2002 – estabelece diretrizes e normas para assistência Hospitalar em psiquiatria.

PORTARIA Nº 536, DE 08 DE JUNHO DE 2018 – organiza o fluxo das urgências e emergências em saúde mental no DF.