Governo do Distrito Federal
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29/01/14 às 13h46 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Cartilha orienta visitantes e acompanhantes no Hospital de Santa Maria

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Hospital adota mecanismo para organizar melhor o serviço

A Comissão do Programa Nacional de Humanização do Hospital Regional de Santa Maria criou a Cartilha de Orientação aos Pacientes, Visitantes, Acompanhantes e Cuidadores do Pronto-Socorro do Hospital Regional de Santa Maria. “Pensamos nesse manual como uma forma de acolhimento e organização do serviço”, disse a chefe da comissão, Maíra Meireles. Ela será entregue aos acompanhantes e visitantes sempre que o doente for internado no Pronto-Socorro.

A cartilha é dividida em duas partes. A primeira fala sobre Deveres, Orientações e Funcionamento do Hospital. Nela os visitantes e acompanhantes podem saber horários de visitas e de troca, que precisa ou não de acompanhamento, como vão ser identificados, entre outras regras.

A segunda parte trata da Segurança do Paciente e traz orientações como lavar a mão e passar álcool gel antes de ter contato com o doente, evitar deitar nas macas, não mexer nos equipamentos médicos, não comentar, filmar ou divulgar a situação dos pacientes e lembrar que o tratamento continua após a alta médica.

“A participação do familiar é importante para o tratamento do paciente e a colaboração dos visitantes e acompanhantes é fundamental para o melhor atendimento e recuperação”, concluiu Maíra Meireles.

Por Larissa Gomes, da Agência Saúde DF

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