Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/09/13 às 14h31 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Casa de Parto de São Sebastião já realizou 1.262 procedimentos

COMPARTILHAR

Partos realizados na Unidade são de baixo risco e requerem reduzida complexidade

A Casa de Parto de São Sebastião efetuou 1.262 partos desde a sua reinauguração em 2009 (Ano em que a casa de parto começou a funcionar só com a enfermagem especializada).  Ela presta assistência humanizada e de qualidade às gestantes, parturientes, puérperas e recém-nascidos.

Os partos realizados na Unidade são de baixo risco e requerem reduzida complexidade e tecnologia, respeitando a fisiologia do nascimento e valorizando o parto como um evento social, familiar e cultural.

O modelo implementado atende a portaria n° 985/99 do Ministério da Saúde, que institui Centros de Partos Normais e determina suas diretrizes de funcionamento.

O funcionamento da Casa de Parto está pautado em protocolo que determina critérios para admissão, cuidados a serem prestados e remoção eventual de gestantes e recém-nascidos.  Aquilo que está em desacordo com o referido protocolo é encaminhado ao Hospital Regional do Paranoá – HRPA, unidade de referência, garantindo segurança ao binômio aqui assistido e minimizando os possíveis riscos de partos distócicos (dificuldades encontradas na evolução de um trabalho de parto, tornando uma função difícil, impossivel ou perigosa para a mãe e para o feto).

A Casa de Parto acolhe, avalia e orienta todas as gestantes, parturientes e puérperas que procuram o Serviço. Entretanto, os casos que não se adequam ao atendimento pelo enfermeiro obstetra são referenciados ao Programa Família Saudável – PFS, Centro de Saúde da Regional ou outros serviços de referência da rede.

A Casa de Parto de São Sebastião tem como missão a assistência ao parto e nascimento de maneira humanizada fazendo com que a gestante seja protagonista desse processo e que a vivência do nascimento do seu filho seja uma experiência positiva para a mulher e a família, contribuindo para o estabelecimento precoce do vínculo entre eles. A equipe multidisciplinar é composta por enfermeiros obstetras e técnicos de enfermagem.

O espaço físico da Casa de Parto é composto por dois consultórios, duas salas de parto, sendo uma com banheira, seis leitos de alojamento conjunto, sendo três leitos em cada uma das duas enfermarias, uma sala de cuidados com o recém-nascido e reanimação neonatal, um posto de enfermagem e uma varanda para acesso das pacientes internadas. O funcionamento é de 24 horas ininterruptas.

Para a coordenadora Jussara Vieira “é gratificante acompanhar as parturientes aqui e ver a alegria com que os familiares participam do processo deixando a mulher mais tranquila, relaxada e confiante  fazendo com que o bebê  nasça mais rápido”. “A  maioria das mulheres que tem seus filhos aqui argumenta que ao entrar na piscina de imediato sentem a diminuição da dor da contração”,  finaliza a coordenadora.

Serviços oferecidos pela Casa de Parto

–  Acompanhamento e assistência em tempo integral do trabalho de parto, parto e puerpério.

–  Recursos facilitadores da evolução do trabalho de parto como bola suíça, cavalete, banqueta de parto, cama PPP, entre outros.

–  Liberdade de deambulação durante o trabalho de parto e escolha da posição de parir (semi-sentada, cócoras, decúbito lateral, quatro-apoios, etc).

–  Alimentação durante o trabalho de parto de acordo com a fase de evolução.

–   Banheira para relaxamento durante a fase ativa do trabalho de parto.

–   Possibilidade de parto na água.

–   Direito de permanência do acompanhante da escolha da paciente durante o trabalho de parto e parto, e direito a acompanhante do sexo feminino durante a internação no AlCON.

–   Visita do pai do bebê a qualquer hora do dia.

–   Incentivo e apoio ao aleitamento materno exclusivo.

–   Teste do pezinho e vacina BCG antes da alta do recém-nascido.

–   Agendamento da revisão puerperal e da primeira consulta do recém-nascido com o pediatra antes da alta do binômio.

–   Agendamento da Reunião de Planejamento Familiar no Centro de Saúde antes da alta.

–   Reuniões educativas para gestantes sobre trabalho de parto, parto, aleitamento materno e cuidados com o recém-nascido com visitação da Casa de Parto.

–   Cartório de Registro Civil para registro dos recém-nascidos em dias úteis no horário de 09h30 às 12h e 13h às 15h45.

–  Acolhimento de estudantes (graduandos e residentes) para estágio curricular colaborando com o processo ensino-aprendizagem.

–  A Casa de Parto está aberta para receber todas as pessoas da comunidade interessadas em conhecer o Serviço.