Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/06/17 às 19h20 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Ceal inaugura atendimento às pessoas com deficiência intelectual

Unidade abrirá 80 novas vagas para assistência dos usuários

BRASÍLIA (13/6/17) – Com contrato formalizado desde 2015 com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o Centro Educacional de Audição e Linguagem Ludovico Pavoni (Ceal-LP) inaugurou, nesta terça-feira (13), o novo setor de atendimento aos pacientes diagnosticados com algum tipo de deficiência intelectual ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O local conta com oito salas para consulta e diagnóstico, de forma a gerar 80 novas vagas para assistência dos usuários.

A unidade disponibiliza à população o serviço de reabilitação auditiva e intelectual das pessoas com deficiências auditiva, intelectual ou de TEA. Os pacientes recebem tratamento com equipe multiprofissional composta por fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, assistente social, psicóloga e outras especialidades.

De acordo com Maria Inês Serra, coordenadora de Projetos e Convênios do Ceal, a unidade já existia, mas no formato de dormitórios e estava desativada por falta de orçamento para realizar a reforma. O investimento de R$ 484 mil foi possível a partir de emenda parlamentar que possibilitou a realização das obras no auditório, nas salas de atendimento e do estacionamento.

“Antes, esse serviço era prestado em um local provisório, que funcionou por, aproximadamente, um ano e meio e disponibilizava sete salas, mas elas não tinham todas as condições ideais que as novas possuem”, esclarece a gestora.

A unidade atende, mensalmente, uma média de 430 crianças e adolescentes na especialidade de reabilitação auditiva, intelectual e TEA. Até o momento, aproximadamente 400 pessoas aguardam atendimento nessa área.

EVENTO – A ocasião contou com a participação do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg; da colaboradora do governo, Márcia Rollemberg; dos secretários de Saúde, Humberto Fonseca; e de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gutemberg Gomes; do presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Joe Valle; do diretor do Ceal, Pe. José Rinaldo; e outros representantes da entidade.

Em seu discurso, o governador Rodrigo Rollemberg enalteceu o trabalho realizado pelo Ceal e declarou ser um parceiro da causa, juntamente com sua esposa, Márcia Rollemberg.

Já o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, ressaltou a relevância do Ceal como um parceiro importante da pasta. “Trata-se de um serviço que a secretaria ou o governo não conseguiriam fazer sozinhos. Esse é um grande exemplo de como uma entidade privada que esteja comprometida com a população, tem muito a contribuir, por isso precisamos estimular essas parcerias”, enfatizou Fonseca.

Humberto destacou que, na gestão da Saúde, há a necessidade de todos os entes envolvidos no processo estarem unidos com o objetivo de investir em novos modelos de administração dos serviços oferecidos à comunidade. “Só assim venceremos essa dificuldade que não é só DF, é de todo o Brasil. Nosso intuito é entregar uma saúde de mais qualidade para todos que precisam. Hoje é um modelo de que podemos fazer mais e melhor.”

Confira as fotos aqui.