Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/06/14 às 21h01 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Ceilândia promove curso de captação de córneas

COMPARTILHAR

Profissionais de nível superior e técnico devem participar

 

A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Regional de Saúde de Ceilândia (HRC) em parceria com o Banco de Olhos do Distrito Federal promoverá no dia 3 de julho, das 9h às 11h, o Curso de Captação de Córneas para Transplante, no auditório da Pediatria.

O curso visa capacitar profissionais de nível técnico e superior do hospital para captação de córneas com finalidade terapêutica de transplante. Segundo o especialista neste tipo de doação, Jonathan Borges, o curso abordará o processo de identificação de potenciais doadores de córnea visando o aumento do número de notificação e captação de tecido ocular.

O Distrito Federal é uma das unidades da Federação que mais realiza o transplante de córnea. Para o especialista, a procura pelo transplante tem aumentado nos últimos meses. “Esperamos capacitar mais de 20 servidores do HRC e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local”.

De acordo com Jonathan Borges, para que o Banco de Olhos do DF continue exercendo suas atividades é importante que as doações aumentem e a capacitação dos profissionais da área de saúde é um dos fatores que colabora para este aumento, relata.

No Brasil, no primeiro trimestre, foram realizados 3.097 transplantes de córnea e no DF 114.

Júlio Duarte, da Agência Saúde DF