Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/06/13 às 13h52 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Saúde na Hora atende mais de 3.400 pacientes do HRAN

COMPARTILHAR

Pacientes recebem assistência na Clínica Médica

Mais de 3.400 pacientes classificados nas cores verde e azul na emergência do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN)  foram atendidos na Clínica Médica do Centro de Atendimento Especializado (CAE), na 208/408 Norte, desde a inauguração da unidade no dia 6.

Após o acolhimento na emergência do HRAN, os pacientes classificados nas cores verde ou azul são transportados em uma van oficial para o CAE, onde recebem assistência na Clínica Médica, composta por seis clínicos, distribuídos por escala de atendimento, das 7h às 19h, de segunda-feira à sexta-feira. “O CAE tem se mostrado resolutivo, pois o encaminhamento dos casos menos graves para a nova unidade desafogou em torno de 40% o pronto-socorro do HRAN”, comenta o diretor do hospital, o ginecologista Valdir Nunes.

“Com o intuito de promover um atendimento mais acolhedor, ágil e resolutivo, conforme estabelece a Política Nacional de Humanização, adotamos determinadas estratégias na Emergência do HRAN e uma delas foi dar prioridade aos casos mais graves, seguindo a Classificação de Risco no Protocolo de Classificação de Manchester”, esclarece Valdir. Outra medida que o diretor cita é a possibilidade de transportar os pacientes verdes e azuis para uma unidade direcionada, com mais conforto e atendimento integral.

Segundo o diretor, o tempo de espera de cada paciente classificado como verde ou azul é de três horas, desde a entrada no HRAN até o atendimento no CAE. Valdir ainda informa que a média diária de atendimento na nova unidade está entre 90 a 100 pacientes/dia, oscilando de acordo com a demanda. 

O CAE está instalado no Centro de Saúde nº 12 de Brasília, que também oferece atendimento em Pediatria e Ginecologia, das 7h ao meio-dia e das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Patrícia Kavamoto