Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/10/13 às 11h37 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Centro de Saúde N° 05 de Planaltina realiza atividades para idosos

COMPARTILHAR

Aulas de automassagem, informações sobre o Estatuto do Idoso e alimentação saudável

 

O Centro de Saúde n°05 – Araponga ofereceu, nesta quarta-feira (30), uma programação voltada para a saúde do idoso, com diversas atividades, dentre elas, aulas de automassagem, informações sobre o Estatuto do Idoso, uma alimentação saudável e o funcionamento do programa de atendimento a vítima de violência.

Segundo a assistente social Camila Freitas, os idosos têm prioridades e que precisam conhecer os seus direitos garantidos por lei.

Para a nutricionista Camila Reis é muito importante que a pessoa idosa cuide da sua saúde, “a composição corporal se modifica e uma alimentação saudável contribui para a qualidade de vida e ameniza as patologias que aparece com a idade”, diz.

A enfermeira Adriana Dornelas falou sobre os vários tipos de violência sofrida pelo idoso, que são a física, a sexual, a psicológica, a negligência, o abuso financeiro e econômico, “os casos de violência devem ser informado ao Sistema de Saúde para serem notificado e encaminhado para o Programa de Pesquisa Assistência e Vigilância da Violência (PAV) de Planaltina, e assim romper o ciclo de violência e garantir uma velhice saudável”, explica.

A aposentada Antônia Rodrigues de 73 anos gosta muitos das programações que são realizadas no Centro de Saúde para os idosos, “Aqui eu faço aulas de alongamento, me informo e ainda me divirto”, afirma.

A aposentada Maria Alves é diabética e asmática e esse contato tem ajudado, “quando participo das programações me sinto melhor e as dores diminuem”, diz.

E no final do evento houve um café da manhã comunitário, e um momento musical com artistas da cidade.

Tatiane Gomes