Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/06/16 às 19h23 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Curso forma agentes de Vigilância em Saúde do Trabalhador

COMPARTILHAR

Evento foi realizado em parceria com o Ministério da Saúde

BRASÍLIA (27/6/16) – Trinta e sete profissionais de saúde participaram, por uma semana, do Curso Básico de Formação de Agentes de Vigilância em Saúde do Trabalhador. Estiveram presentes técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), auditores da Vigilância Sanitária, membros de sindicatos e servidores do Ministério da Saúde.

Além da coordenação do curso, três facilitadores contribuíram com a realização de inspeções de ambientes e processos de trabalho, tendo sido indicado pelos representantes sindicais um banco, uma lavanderia, uma obra da construção civil e a atividade de Agentes Comunitários de Saúde.

Os alunos de cada grupo finalizarão os Relatórios de Inspeção para fazer uma devolutiva aos trabalhadores e empregadores sobre as melhorias necessárias para se garantir a saúde dos trabalhadores dos locais vistoriados.

“O Curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador, promovido em parceria do Cerest-DF com a Fiocruz, é uma iniciativa louvável, um sopro de esperança para milhares de trabalhadores que vivenciam situações adoecedoras, aflitivas, e que impactarão na própria saúde e nas perspectivas futuras de suas famílias”, destacou Tiago Neiva, conselheiro do Conselho de Saúde do DF, representante do Sindicato dos Médicos.

Ele ressalta que, “somente com um amplo engajamento dos serviços públicos, privados, gestores, empresários e trabalhadores, profissionais das mais variadas formações, é que poderemos abranger as realidades dos ambientes laborais, conhecer as necessidades e propor transformações abrangentes, capazes de garantir os direitos dos trabalhadores de um trabalho que seja fonte de prazer, de saúde e de vida”, disse.

A finalidade do curso foi formar profissionais de saúde e representantes dos trabalhadores como agentes de Vigilância em Saúde do Trabalhador no âmbito da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) do SUS, enquanto prioridade da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Portaria Nº 1.823, de 23/08/2012).