Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/08/18 às 16h27 - Atualizado em 1/10/18 às 13h34

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

COMPARTILHAR

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Distrito Federal – CEREST – Unidade Central
O CEREST/DF (categoria Estadual) corresponde a uma gerência vinculada à DISAT/SVS e responde pelas ações de VISAT de maior complexidade. Além disso, desenvolve ações pontuais nas demais Regiões de Saúde em que não há CERESTs Regionais.
Telefone: (61) 2017.1059 – ramal 8263 e 991690166

E-mail: cerest.df@saude.df.gov.br

Endereço: SEPS 712/912, Bloco D, Asa Sul, Brasília, DF, CEP: 70.390-125


CEREST habilitados no Distrito Federal
Em 2003 foi habilitado um CEREST Estadual no Distrito Federal (DF) e, em 2009, dois CERESTs Regionais, que atualmente estão sediados nas Regiões de Saúde Sul e Sudoeste. Em 2016 foi pactuado com as equipes de trabalho dos três CERESTs do DF o escopo principal das ações a serem desenvolvidas nos quatro anos seguintes:

 

 – Inspeções Sanitárias em Saúde do Trabalhador

 – Investigações de acidentes de trabalho fatais

 – Realização de ações educativas em Saúde do Trabalhador

 – Fomento da notificação compulsória de agravos à saúde do trabalhador

 – Produção de análises da situação de saúde dos trabalhadores.

Essa pactuação está expressa nas metas e indicadores dos diferentes instrumentos de planejamento do SUS no DF.

 

Compete aos CERESTs, em suas áreas de atuação:
 – Atuar como agentes facilitadores das ações intra e intersetoriais de Saúde do Trabalhador;
 – Participar da elaboração, análise e monitoramento de indicadores de agravos à saúde relacionados com o trabalho;
 – Fomentar a notificação compulsória dos agravos relacionados nos estabelecimentos de saúde;
 – Dar apoio matricial para o desenvolvimento das ações de Saúde do Trabalhador na Atenção Primária à Saúde, nos serviços especializados e nas Unidades de urgência e emergência;
 – Realizar a investigação de agravos relacionados ao trabalho;
 – Promover ambientes e processos de trabalho saudáveis por intermédio da realização de Inspeções Sanitárias em Saúde do Trabalhador; 
 – Fortalecer a participação do controle social e representações sindicais na gestão das ações em Saúde do Trabalhador;
 – Orientar trabalhadores de forma individual e coletiva, com destaque para os sindicatos e associações;
 – Produzir material educativo e institucional, realizar atividades educativas e organizar eventos de divulgação de conteúdos de Saúde do Trabalhador.

No DF, os CERESTs acolhem demandas relativas à Saúde do Trabalhador preferencialmente pela Ouvidoria da SES, mas também por e-mail, via representações sindicais, Ministério Público e outros órgãos.

 

CERESTs Regionais
Para cumprir a estratégia de descentralização das ações e dos serviços, os CERESTs Regionais são configurados como polos irradiadores da cultura de Saúde do Trabalhador nos territórios. O DF conta com dois CERESTs Regionais habilitados pelo Ministério da Saúde, um na Região de Saúde Sul e outro na Região de Saúde Sudoeste. Ambos desempenham suas funções regimentais como Núcleos, sob a coordenação da gerência GEAST/DISAT/SVS. 

 

Regional Sudoeste
O CEREST Regional Sudoeste foi criado em 2015, pela Resolução nº 14/2015 do Colegiado de Gestão da SES/DF (DODF nº 231, de 3/12/2015, p. 12), em que se efetivou a transferência estratégica da área de cobertura da Região de Saúde Norte para a da Região de Saúde Sudoeste, composta pelas Regiões Administrativas (RAs) de Taguatinga, Samambaia, Águas Claras, Vicente Pires e Recanto das Emas, com a população total estimada em 763.247 habitantes. De acordo com dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD/2013, a população ocupada é de 340.220 trabalhadores, sendo 53% com vínculo formal de trabalho e 24% autônomos.
Endereço: Área Especial, St. Central Qsb 1 C 12 Bl N, Taguatinga Centro – Prédio da Unidade Mista de Saúde de Taguatinga.
Contato: cerestsudoeste@saude.df.gov.br
Telefone: (61) 99236-6863

 

Regional Sul

O CEREST Regional Sul foi implantado nesse território com o intuito de promover ações de Saúde do Trabalhador nas Regiões Administrativas de Santa Maria e Gama, considerando sua vocação industrial e comercial. Verificou-se, à época da habilitação (2009) uma grande concentração de postos de trabalho nessas atividades econômicas. Observou-se uma importante concentração de acidentes de trabalho (típicos e de trajeto), casos notificados de Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares (LER/DORT) e de Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR).
Endereço: AC 102, Bloco Anexo – Hospital Regional de Santa Maria
Contato: cerestsul@saude.df.gov.br
Telefone: (61) 2017.1971 – ramal 8363 e 99165 8107.