Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/02/21 às 13h27 - Atualizado em 19/02/21 às 19h38

Chikungunya

COMPARTILHAR

 

 

A doença

 

A febre chikungunya é uma doença causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Identificada pela primeira vez na Tanzânia, no início da década de 1950, a chikungunya só foi registrada em território brasileiro em 2014. A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e menos comumente pela do Aedes albopictus.

 

Sintomas

 

 

Além de febre alta e de início rápido, os principais sintomas são dores intensas na cabeça, nos pés, nas mãos e nas articulações, e manchas vermelhas no corpo. Porém, atenção, cerca de 30% dos casos são assintomáticos. Em caso de sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.

 

Tratamento

 

Assim como a dengue e outras doenças de origem viral, não há um tratamento específico para chikungunya. O tratamento consiste na atenuação dos sintomas, por meio da prescrição de antitérmicos, anti-inflamatórios, além de repouso absoluto e a ingestão abundante de água.

 

Prevenção

 

As medidas mais efetivas dizem respeito à eliminação dos focos de proliferação do mosquito. Então não deixe água parada em pneus, garrafas ou vasos, verifique se a caixa d’água está devidamente fechada, lave com escova as paredes de algum recipiente que possa conter líquidos.