Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/05/16 às 12h47 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Cinema abre Semana Distrital de Doação de Leite Materno

COMPARTILHAR

Comemoração oficial vai de 15 a 21 de maio e terá diversas atividades em todo o DF

BRASÍLIA (13/5/16) – Uma sessão de cinema abriu a Semana Distrital de Doação de Leite Materno 2016, que acontece oficialmente entre 15 e 21 de maio, mas teve programação estendida no Distrito Federal, iniciando nesta quarta-feira (11) e vai até 25 de maio.

Foram programadas diversas atividades voltadas para mães nutrizes e doadoras dos Bancos de Leite Humano do Distrito Federal. Além de filmes, estão previstos piquenique, dia da beleza e distribuição de lembrancinhas.

A semana compreende o Dia Nacional de Doação de Leite Materno, que acontece em 19 de maio, e objetiva conscientizar as mulheres sobre a importância da amamentação e também de doar esse alimento tão importante, principalmente, para crianças internadas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

“Essa é a primeira vez que se comemora, oficialmente, o Dia Nacional de Doação do Leite Materno, mas no DF já celebramos há três anos. E, neste ano, teremos uma surpresa: vamos lançar um hotsite com todas as informações necessárias sobre aleitamento materno e os programas oferecidos pela Secretaria de Saúde”, anuncia a coordenadora do Banco de Leite da Secretaria de Saúde, Miriam Santos.

Nesta edição da semana distrital, a Secretaria de Saúde conseguiu firmar uma parceria com o Metrô na divulgação sobre a importância da doação de leite. “Além das mídias, teremos ações em estações, com panfletagem e demonstração de como fazer a doação de forma correta”, explica Miriam Santos.

Ela diz que a expectativa, com as ações da programação da semana distrital, é que as doações aumentem em 15%. “O mínimo que precisamos por mês é 1.500 litros de leite, mas o ideal seriam 3 mil litros, para que a gente conseguisse, também, suprir as necessidades de mães que estão em casa e, por algum motivo, não podem amamentar seus filhos”, completa.

RECONHECIMENTO – O DF é reconhecido pelo Ministério da Saúde como a capital brasileira dos bancos de leite humano. Ao todo, a capital federal conta com 15 bancos, sendo que 10 são da Secretaria de Saúde. Um dos motivos do reconhecimento é que a coleta consegue suprir a 100% dos bebês internados em UTIs. “Há regiões do país que atendem a 70%, no máximo”, complementa Miriam Santos. 

Além da quantidade de leite coletada, outros fatores contribuem para esse reconhecimento, como a parceria com o Corpo de Bombeiros para a coleta. “Os investimentos feitos pela Secretaria de Saúde também dão credibilidade ao serviço, como a adequação de áreas físicas de alguns bancos de leite e a compra, recente, de 40 mil vidros para coleta de leite e 35 mil copinhos para distribuição desse alimento para as crianças”, frisa a coordenadora.

Vale ressaltar que os Bancos de Leite Humano não são apenas pontos de coleta. Eles têm um objetivo ainda maior: orientar e apoiar as mães à amamentação. “Na medida em que ajudamos as mulheres a amamentar, também aumenta a quantidade de doadoras, pois elas se sentem mais seguras para tirar o leite que excede”, diz Miriam.

DATA – No Distrito Federal, a Semana Distrital de Doação de Leite Materno é realizada há oito anos, mas a data foi instituída oficialmente pela lei 5.154, de 19 agosto de 2013. Já o Dia Nacional de Doação de Leite Humano foi instituído pela Lei Nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015.

 

Programação da Semana Distrital de Doação de Leite Materno 2016

Policlínica de Taguatinga: 16 de maio, pela manhã

Hospital Regional do Paranoá: 11 de maio, à tarde

Estação Praça do Relógio- Metrô: 16 de maio

Posto de Coleta de São Sebastião: 18 de maio, pela manhã

Hospital Regional de Ceilândia: 17 de maio, à tarde

Hospital Regional de Sobradinho: 17 de maio, à tarde

Estação Central Rodoviária- Metrô: 17 de maio

Hospital Regional de Santa Maria: 18 de maio, à tarde

Estação Feira do Guará- Metrô: 18 de maio

Evento Distrital e Nacional (Fepecs): 19 de maio, manhã e tarde

Estação Samambaia- Metrô: 19 de maio

Estação Central de Ceilândia- Metrô: 20 de maio

Piquenique no Parque da Cidade: 21 de maio, à tarde

Hospital Regional do Gama: 22 de maio, à tarde

Cinema Shopping JK: 23 de maio, à tarde

Hospital Regional da Asa Norte: 24 de maio, à tarde

Posto de Coleta de Samambaia: 25 de maio, à tarde