Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/06/13 às 22h16 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Circuito de saúde cardíaca no aniversário do Centro 2 de Brazlândia

COMPARTILHAR

O Centro de Saúde número 2 de Brazlândia, localizado na Vila São José, comemora quatro anos nesta quinta-feira (06) e levará para a população da cidade a campanha “Eu Sou 12 x 8”, uma parceria da Secretaria de Saúde, Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Cardiologia. O objetivo é conscientizar sobre a hipertensão e prevenir a doença cardiovascular.

De acordo com o coordenador geral de saúde de Brazlândia, Paulo Lisbão, a iniciativa é uma forma de comemorar o aniversário do Centro de Saúde2 com uma ação significativa para os usuários. “A ideia é ampliar a campanha e estimular a prevenção à hipertensão arterial em toda a Regional”, afirmou.

O programa “Eu Sou 12 x 8” levará para os moradores avaliação cardiológica, distribuição de folhetos, orientações e encaminhamentos que sejam necessários. Para as crianças, haverá pula-pula, pintura de rosto e lanche saudável.

O evento desta quinta-feira será organizado em circuito, com várias estações em duas tendas, confira a programação:

Tenda 1:
Estação 1 – identificação e avaliação dos indicadores de saúde
Estação 2 – Medição de glicemia, triglicérides e colesterol
Estação 3 – Verificação de risco pela Enfermagem
Estação 4 – Consultório médico
Estação 5 – Educação em Saúde com cartazes e folhetos

Tenda 2:
Recreação:
Práticas Corporais: Automassagem, Lian Gong, Tai Chi, Academia

Serviços oferecidos pelo Centro de Saúde nº 2

O centro de saúde nº 02, que serve de sede para cinco equipes da Estratégia Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), possui serviço de Pronto Atendimento, com nove leitos de observação.

A unidade oferece atendimento como odontólogo, fisioterapeuta, alergista e otorrino. Possui ainda conexão com o serviço de Telemedicina, que realiza diagnósticos on line com a equipe técnica em São Paulo, em tempo real, a partir do equipamento de eletrocardiograma. As Práticas Integrativas atraem, principalmente, pessoas da Terceira Idade e nos próximos dias será reativada a horta comunitária.