Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/11/13 às 20h09 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Clínica da Família de Samambaia realiza ação voltada para as mulheres

COMPARTILHAR

Alerta para prevenção de doenças femininas

Sábado (9), das 9h às 12h, é dia de ação para o público feminino da Clínica da Família da quadra 122 de Samambaia Sul, que terá diversas atividades voltadas para a saúde da mulher, com o intuito de alertá-las sobre a prevenção de doenças femininas.

“O objetivo dessa ação é aproximar a população e trabalhar nas mulheres a atenção e a prevenção do câncer de colo do útero e de mama”, explica a enfermeira da clínica, Sandra Saiuri.

As mulheres que forem à unidade serão recepcionadas com um café da manhã e aquelas que já foram pré-agendadas, em torno de cinquenta mulheres, realizarão o exame colpocitopatológico (também conhecido como preventivo ou papanicolau). Também serão agendados exames, como mamografia, ecografias mamárias, transvaginais e exames laboratoriais nas unidades de saúde.

A enfermeira alerta que, durante a ação, será realizado somente o exame preventivo. Para os demais exames serão fornecidos, conforme a necessidade da paciente, apenas o pedido médico para que possam ser realizados em outras unidades de saúde. “Mesmo que esses outros exames não sejam realizados na ação, as moradoras, depois dos resultados prontos, poderão dar continuidade ao tratamento, se for o caso, aqui mesmo”, esclarece Sandra.

Equipes de saúde bucal vão orientar as pessoas quanto à escovação e o uso correto do fio dental. Serão distribuídos kits de prevenção (escova, creme dental e fio dental).

A programação seguirá com um bazar, com roupas, sapatos e brinquedos doados pelos servidores, além de cama elástica para as crianças e do apoio da pastoral da criança da área.

Clínica da Família da quadra 122 – A unidade de Samambaia Sul realiza atendimentos em clínica médica, pré-natal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, coleta de exame colpocitológico oncótico, exames de testagem rápida em HIV, sífilis, gravidez, dengue e ECG (telemetria).

Oferece também atendimento odontológico: pré-natal odontológico, programa cárie zero, diagnóstico de câncer bucal, procedimentos curativos e preventivos. Grupos de hiperdia, gestantes, crianças, planejamento familiar, idosos e climatério.
A clínica funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas, técnicos de higiene dental e técnicos administrativos.

Por Iêda Oliveira, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa
(61) 33482547/2539 e 9862-9226