Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/07/19 às 12h36 - Atualizado em 16/10/20 às 11h41

Realização de coleta para Exames Laboratoriais

COMPARTILHAR

Descrição

Na Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES/DF), a realização de coleta para Exames Laboratoriais pode ser solicitada através de consultas nas unidades básicas de saúde, ambulatoriais ou de emergência. Profissionais de saúde dos Hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínicas, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Núcleos Regionais de Atenção Domiciliar (NRADs) ou de outras unidades de saúde da SES/DF solicitam os exames por meio do sistema de prontuário eletrônico utilizado pelo Secretaria de Saúde, o Trackare, ou através de formulário especifico.


Formas de acesso

A coleta pode ser realizada nas Unidades Básicas de Saúde (atendimento ambulatorial), nos Hospitais, nas Unidades de Pronto Atendimento, no Laboratório Regional de Ceilândia – LRC, no Laboratório Regional do Guará – LRGu, na Unidade Mista de Saúde de Taguatinga – UMST e na Unidade Mista de Saúde de São Sebastião – UMSS.

Observações: No LRC, no LRGu, na UMST e na UMSS os serviços de coleta ocorrem em situações específicas. No LRC, o profissional de saúde deve fazer o encaminhamento para o laboratório e o atendimento é restrito à Região de Saúde Oeste – Ceilândia e Brazlândia. No LRGu são coletados exames de pacientes de grupos preferenciais (gestantes, idosos), em acompanhamento de tratamento (diabéticos e hipertensos) e pacientes de emergência oriundos da UBS nº2 do Guará 2. Na UMST são coletados apenas pacientes em tratamento de DST/HIV e glicemia pós-prandial das UBSs da região Sudoeste.


Requisitos

Você deverá comparecer à Unidade de Saúde (Hospital, UPAs, UBS ou outro local onde o profissional de Saúde o orientou a realizar a coleta) munido da solicitação (médica, e em casos específicos, do enfermeiro) e de um Documento de identificação válido.


Etapas e Prazos

Para exames de emergência: após a coleta de sangue, resultados em 2 horas.

Para Exames ambulatoriais: resultados em até 3 dias úteis (culturas em até 7 dias).

_

Mecanismo de comunicação (consulta):

Para acesso aos resultados ou impressão, você pode consultar o Portal de Exames ou comparecer em qualquer unidade Laboratorial da SES/DF.

Observação: Atualmente, para o primeiro acesso ao portal de exames será necessário você comparecer em qualquer unidade Laboratorial da SES/DF para criação de uma senha.


Outras Informações

HOSPITAIS, UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPAS) E UNIDADE BÁSICAS DE SAÚDE:

Para saber ter acesso às informações sobre o serviço de atendimento laboratorial nas unidades de saúde e hospitais da SESDF, favor clicar no link:

http://www.saude.df.gov.br/category/informacoes/

_

LABORATÓRIO REGIONAL DO GUARÁ – LRGu

Endereço: QE 23 Guará II, ao lado da UBS nº2.

Horário de coleta: Segunda a sexta, 07:00 às 09:00.

Horário de atendimento: Segunda a sexta, 07:00 às 18:00.

Acessibilidade: Estacionamento e rampa de acesso.

_

UNIDADE MISTA DE SAÚDE DE TAGUATINGA

Endereço: St. Central QSD 12 – Taguatinga.

Horário de atendimento: Segunda a sexta, 07:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00.

Acessibilidade: Estacionamento, próximo a parada de ônibus e do metrô.

_

UNIDADE MISTA DE SAÚDE DE SÃO SEBASTIÃO

Endereço: Av. Comercial, 10 – São Sebastião, próximo à casa de parto

Horário de atendimento: Segunda a sexta, 07:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00

_

LABORATÓRIO REGIONAL DE CEILÂNDIA

Endereço: EQNP 11/07 Área Especial Setor P Norte

Horário de atendimento: 07:00h às 12:00h e 13:00h às 18:00h (segunda a sexta-feira) Acessibilidade: possui rampas em todos os acessos da unidade de saúde e estacionamento para carros e motos.


ATENDIMENTOS

Emergência: para as solicitações médicas de exames de urgência oriundas das Unidades Básicas de Saúde de Ceilândia e Brazlândia em que você, após a consulta na unidade, é encaminhado ao LRC para realização dos exames, o atendimento dar-se-á por ordem de chegada. O prazo para liberação do laudo é de aproximadamente 01:30h, a depender da complexidade dos exames solicitados.

_

Ambulatorial: atende solicitações médicas de exames oriundas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Região de Ceilândia e Brazlândia, do ambulatório e internação dos Hospitais Regionais das respectivas cidades e demanda da Atenção Domiciliar. A coleta das amostras é feita nas unidades de saúde supramencionadas e depois remetida pela própria SES ao laboratório. O prazo para liberação do laudo é de aproximadamente 24 a 72h, a depender da complexidade dos exames solicitados.