Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/13 às 19h49 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Comunidade de Taguatinga vai conhecer Centros de Atenção Psicossocial

COMPARTILHAR

Visita guiada nas unidades de atendimento psiquiátrico 

Moradores de Taguatinga terão oportunidade de conhecer os serviços prestados no Centro de Atenção Psicossocial, especializado em atendimento psiquiátrico (CAPS II) e o novo CAPS ADi (Álcool e Drogas –Infantil), nesta terça-feira (14), das 9h às 17h.

A visita guiada, para lembrar a Semana da Luta Antimanicomial, é promovida pela Diretoria de Saúde Mental – DISAM – da Secretaria de Saúde. Para o coordenador Geral de Saúde de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira, a iniciativa é mais uma forma de humanizar os serviços da Regional. “Buscamos constantemente aprimorar o atendimento ao portador de patologia psiquiátrica, bem como aos que necessitam de tratamento em álcool e drogas. Esta visita guiada permite que o familiar ou o próprio paciente conheça a estrutura e os profissionais que vão participar do seu tratamento.”, destaca o gestor.

A acessibilidade ao serviço especializado é um dos pontos ressaltados pela gerente do CAPS II, Girlene Marques Pinheiro. “É muito importante apresentar à sociedade o nosso atendimento, pois tornar o serviço conhecido, além de desmistificar o estigma da loucura, promove a inclusão social de pessoas acometidas de algum tipo de transtorno mental”, afirma a gerente.

O CAPS II é destinado ao atendimento do paciente acima de 18 anos, acometido por patologias psiquiátricas, como transtornos mentais severos e persistentes (psicoses e neuroses graves). A demanda é espontânea, sem necessidade de encaminhamento de outras unidades. Basta comparecer as segundas e quintas-feiras, às 13h, e nas terças e quartas-feiras às 7h30, para entrevista inicial de avaliação de cada caso.

Quem for conhecer o CAPS II encontrará a equipe de 20 profissionais que trabalham na unidade. São psicólogos, médicos psiquiatra e clínico, terapeutas ocupacionais, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos, além de parceiros de algumas universidades (Escola Superior em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Centro Universitário de Brasília e Universidade Católica de Brasília).

SERVIÇO:
Endereço das unidades
– CAPS II: QSA 09 Casa 09 – Taguatinga Sul
– CAPS ADi (Álcool e Drogas –Infantil): QNF – Área Especial 24 – Taguatinga

Claudete Nascimento