Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/06/14 às 20h30 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Cuidados com as vias aéreas é tema de treinamento em Samambaia

COMPARTILHAR

Técnicas de aspiração e montagem de equipamentos foram abordados

 

Cuidados prestados à pacientes em uso de ventilação mecânica foi tema de mais uma edição do treinamento em serviço, promovido pela Gerência de Enfermagem, com o apoio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), nesta quinta-feira (5), na sala de reunião do Hospital Regional de Samambaia (HRSam). O objetivo foi capacitar a equipe de enfermagem do pronto socorro e demais servidores interessados.

A finalidade da capacitação é orientar a equipe quanto à montagem e manuseio dos aparelhos, para que possam identificar e solucionar eventuais problemas ou intercorrências, além de aperfeiçoar os conhecimentos em relação aos cuidados básicos com as vias aéreas do paciente e as técnicas de aspiração e higiene brônquica.

Para a coordenadora-geral de Saúde de Samambaia, Paula Garcia de Araújo, é uma iniciativa importante e de conscientização. “Devemos destacar nesse treinamento que a equipe de enfermagem tem importância no manejo do paciente em ventilação mecânica, trabalhando de forma eficiente e integrada, a fim de que esses procedimentos de complexidade variável sejam capazes de atingir o objetivo, que é o de permitir a troca gasosa eficaz”, informa.

O objetivo, segundo a gerente de Enfermagem do hospital, Rúbia Márcia Carvalho, é melhorar a qualidade da assistência prestada aos pacientes atendidos na unidade.

O treinamento é dividido em módulos teóricos e práticos, sendo conduzido pela fisioterapeuta do pronto socorro Amanda Andrade, com uma turma pela manhã e outra no período da tarde. Na última semana de maio, outros profissionais também realizaram a capacitação.

Iêda Oliveira, da Agência Saúde DF