Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/08/17 às 16h45 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Dentistas fazem curso de atualização de atendimento em UTIs

COMPARTILHAR

Serviço ajuda a manter a higiene bucal e a reduzir casos de pneumonia

BRASÍLIA (22/8/17) – Começou nessa segunda-feira (21) o curso de Atualização e Alinhamento no Atendimento Odontológico Hospitalar nas Unidades de Terapia Intensiva do Distrito Federal. O objetivo é aperfeiçoar o trabalho de higienização e outros cuidados bucais que podem evitar infecções que comprometam a saúde dos pacientes impossibilitados de fazer sua própria escovação.

O curso tem carga de 60 horas e as aulas irão até 1º de setembro, em parceria com a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). As aulas são ministradas por cirurgiões-dentistas e outros profissionais como médicos intensivistas, infectologistas, fisioterapeutas, além de integrantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

Ao todo, estão participando 21 dentistas dos hospitais de Base, Asa Norte, Materno Infantil, Ceilândia, Gama, Santa Maria, Samambaia, Sobradinho, Taguatinga, Leste, além de representantes do Hospital Universitário de Brasília, já que a Secretaria de Saúde possui convênio com instituição.

“O principal benefício da presença do dentista na UTI é a redução do tempo de permanência do paciente na unidade, já que os cuidados odontológicos previnem casos de pneumonia associada à ventilação mecânica e outras infecções hospitalares, comuns nesse ambiente”, explicou o gerente de Odontologia da Secretaria de Saúde, Maurício Bartelle Basso.

Segundo ele, além de higienização para retirar placas, o dentista realiza outros procedimentos no ambiente da UTI, como extrações e restaurações para melhoria sistêmica do paciente.

Durante o curso, serão abordados os temas: farmacologia, abordagem multiprofissional na ventilação mecânica, rotina no atendimento odontológico na UTI, doenças infectocontagiosas, saúde bucal na UTI, entre outros.