Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/03/19 às 10h03 - Atualizado em 14/03/19 às 15h54

DF recebe cinco novos mamógrafos digitais

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Saúde, em mais uma ação do SOS DF Saúde, está instalando cinco novos mamógrafos digitais de alta resolução com estação de trabalho e que realizam procedimentos de biópsia. A pasta estima que, até o final do mês de março, todos os aparelhos estejam instalados.

 

As unidades que já recebem o equipamento são o Hospital Regional de Sobradinho, Materno Infantil de Brasília e Base. O Hospital Regional de Taguatinga e o Centro de Radiologia de Taguatinga ainda receberão o aparelho. Os novos equipamentos garantem melhor qualidade de imagem e menor exposição à radiação.

 

“Esses novos aparelhos permitem uma qualidade melhor das imagens, o que evita a repetição do exame, além de serem adaptados também para as usuárias cadeirantes”, destacou a chefe da Assessoria de Política de Prevenção e Controle do Câncer, Érica Batista de Queiroz Rodrigues.

 

EXAME – Os mamógrafos adquiridos realizam esteriotaxia. Trata-se de um exame que serve para localizar nódulos não palpáveis ou microcalcificações. Nele, é realizado biópsia com retirada do material para estudo e verificação do diagnóstico.

 

Mulheres que tenham entre 50 e 69 anos, ou acima de 35 anos, se tiverem histórico de Câncer de mama bilateral na família, câncer de ovário ou já tiverem histórico de outro tipo de câncer elevado, devem buscar a unidade básica de saúde mais próxima para receber o encaminhamento. Atualmente, no Distrito Federal, não há fila de espera para o exame.

 

 

Josiane Canterle, da Agência Saúde

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF