Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/12/13 às 17h36 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

DF recebe mais 10 profissionais estrangeiros do Mais Médicos

COMPARTILHAR

Cubanos vão integrar equipes de Atenção Básica

As unidades básicas de saúde do Distrito Federal serão reforçadas com a chegada de dez profissionais cubanos do Programa Mais Médicos do Governo Federal. Os profissionais devem se apresentar nesta terça-feira, 3, e passam, em seguida, por acolhimento e treinamento, antes de serem encaminhados ao futuro local de trabalho.

A lotação de cada médico deve ser definida até sexta-feira (06). Os novos profissionais se juntarão aos 50 médicos estrangeiros que já trabalham no DF desde setembro no atendimento primário, integrando as Equipes de Estratégia Saúde da Família.

Com a chegada dos profissionais do programa Mais Médicos a capacidade de atendimento da Estratégia Saúde da Família foi ampliada. Cada equipe é responsável pela cobertura de até três mil pessoas.

Os especialistas estão trabalhando em Ceilândia, Recanto das Emas, Gama, Brazlândia, Samambaia, Santa Maria, Riacho Fundo, São Sebastião, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga e Estrutural.

Nas duas primeiras etapas foram encaminhados 16 profissionais brasileiros ao DF. A terceira etapa foi iniciada no último dia 11, quando o DF recebeu 35 médicos cubanos, que já estão nas unidades de saúde.

Para a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Sudo, o projeto é extremamente positivo, pois o atendimento eficaz na atenção básica reduz a procura pelos prontos-socorros. “Os profissionais atendem hipertensos, crônicos, idosos, fazem acompanhamento de pré-natal, isso favorece uma saúde mais equilibrada e, consequentemente, desafoga as emergências dos hospitais”, afirma.

Por Celi Gomes, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226