Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/12/19 às 18h39 - Atualizado em 3/12/19 às 10h14

Dia D de vacinação imuniza mais de 6 mil adultos contra o sarampo

COMPARTILHAR

No último sábado (30), foi realizado o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo para imunizar jovens adultos, entre 20 e 29 anos. Um total de 10.625 jovens compareceram aos 51 postos de vacinação. Foram imunizadas 6.315 pessoas. Os que não receberam a dose já estavam com os cartões de vacina atualizados.

 

Nas duas semanas da campanha (18 a 30 de novembro) e no Dia D, mais de 15 mil (15.169) jovens procuraram as salas de vacina para serem vacinados com a tríplice viral, que além de proteger contra sarampo, também atua contra rubéola e caxumba. Desse total, 8.810 precisaram receber a vacina.

 

Quem não conseguiu comparecer durante a campanha deve procurar uma das 146 salas de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira nos horários específicos de cada local. Confira aqui.

 

DOENÇA – O sarampo é contagioso e o vírus é transmitido por uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. Os sintomas da doença são manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal. No Distrito Federal, foram registrados cinco casos da doença em 2019.

 

Caso a pessoa apresente os sinais e sintomas da enfermidade, deve procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima, informar ao profissional sobre sua situação e dizer se teve contato com algum caso suspeito. Recomenda-se que as pessoas com suspeita da doença evitem deslocamentos desnecessários, pois o sarampo é altamente contagioso.

Segundo o Ministério da Saúde, a faixa etária de 20 a 29 anos é a maior responsável pela transmissão da doença.

 

Nivania Ramos, da Agência Saúde