Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/04/15 às 17h18 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Dia Mundial da Saúde é comemorado na UnB

COMPARTILHAR

Secretário defende SUS e participa de plantio de árvores

BRASÍLIA (6/4/15) – Em defesa do discurso que “saúde não se faz apenas em hospitais, mas em conjunto com outras áreas”, o secretário de Saúde do Distrito Federal, João Batista de Sousa, participou nesta terça-feira (06), da celebração do Dia Mundial da Saúde, promovida pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília.

“A saúde deve estar principalmente fora dos hospitais e é uma responsabilidade de todos, porque deve estar presente nas atividades diárias do ser humano”, disse o secretário, que foi recebido pela vice-reitora da UnB, Sônia Baó, e pela diretora da Faculdade, Maria Fátima de Sousa.

O secretário lembrou que a SES está realizando um grande esforço para que o Sistema Único de Saúde (SUS) funcione em sua plenitude e destacou a intenção de uma parceria que permita a participação da academia para discutir o modelo de gestão, a atenção à saúde e a formação dos profissionais da área dentro dos hospitais da região Leste. “Nós precisamos superar os problemas de saúde no Distrito Federal”, completou.

“A academia tem a finalidade também de propor soluções para os problemas que estão cada vez mais latentes” reforçou o ex- ministro de Saúde, que também estava presente no evento, Agenor Álvares. Depois do discurso e de ver uma exposição de fotos de Brasília feita pela professora Daphne Ratther, o secretário plantou uma muda de ipê branco na área verde da faculdade, ato também realizado pelo subsecretário de Gestão Participativa, Tiago Coelho, e por outros participantes.

Também presente no evento, o representante da Organização Panamericana de Saúde (Opas), Renato Tasca, enalteceu o conceito amplo sobre saúde. “Vai muito além de leitos, médicos e remédios à disposição 24 horas, mas ter saúde é aproveitar as oportunidades de se autocuidar sempre”, disse.