Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/04/20 às 19h35 - Atualizado em 9/04/20 às 12h35

Dia Mundial da Saúde traz como slogan apoiar enfermagem e obstetrícia

COMPARTILHAR

Somente na Secretaria de Saúde, mais de três mil enfermeiros além de 10 mil técnicos compõem a força de trabalho

 

No ano internacional do profissional de enfermagem, a categoria foi escolhida como tema, ao lado daqueles de obstetrícia, para o Dia Mundial da Saúde, celebrado em todo 7 de abril. Somente na Secretaria de Saúde, 3.484 profissionais  formam a força de trabalho, além de 10,4 mil técnicos de enfermagem.

 

“Neste ano, a categoria tem enfrentado um dos maiores desafios do século para a saúde mundial: a pandemia do novo coronavírus. A equipe de enfermagem, no seu cotidiano, é proativa, resolutiva, minuciosa e comprometida com a assistência e, diante do atual cenário, o mundo precisa reconhecer sua valentia e comprometimento”, observa o diretor de Enfermagem da Secretaria de Saúde, Saulo Jacinto da Silva Júnior.

 

A atuação dos enfermeiros e técnicos de enfermagem tem sido cada vez mais ampla. Conforme observa Saulo Júnior, a enfermagem está inserida de forma transversal na Secretaria de Saúde. “Na atenção primária, é decisiva nos processos de prevenção e promoção à saúde. Na atenção secundária, atua na saúde mental, nas policlínicas e ainda desenvolve um trabalho de destaque nos ambulatórios de feridas complexas, ostomizados e pé-diabético”, elenca ele.

 

Nos serviços hospitalares, os profissionais de enfermagem prestam assistência, atuando nos diversos cenários e especialidades, trabalhando em favor da recuperação e/ou manutenção da saúde dos usuários.

 

DATA – Todo ano, 7 de abril é reservado ao Dia Mundial da Saúde. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover a conscientização das pessoas sobre a importância de equilibrar o bem-estar físico, mental e social. A data coincide com a criação da OMS. A cada ano, a agência das Nações Unidas escolhe um tema central de campanha.

 

Em 2020, a homenagem é para enfermeiras e parteiras, que compõem uma força de trabalho de quase 28 milhões de pessoas no mundo – muitas delas atuam na linha de frente para cuidar de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

 

Alline Martins, da Agência Saúde

Fotos: Breno Esaki/ Agência Saúde