Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/09/15 às 11h36 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Dia Nacional da Saúde do Adolescente e do Jovem é comemorado

COMPARTILHAR

Parceria entre Secretarias de Saúde e Criança propõe atividades para o público alvo

BRASÍLIA (23/9/15) – Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde do Adolescente e do Jovem, comemorado em 22 de setembro, a Secretaria de Saúde (SES/DF) participa da ação promovida pela Unidade de Internação de Saída Sistemática (UNISS) do Recanto das Emas. A unidade é ligada à Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.

Uma turma de estudantes de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) que já realiza atendimentos sistemáticos nesta unidade, ficará responsável por conduzir as atividades, sob a supervisão da docente responsável, Denise Leite Ocampos, que é hebiatra, médica de família e comunidade na SES/DF e também assistente técnica do Núcleo de Saúde do Adolescente (Nusad/SES).

O objetivo da ação, que será realizada nessa quarta-feira (23), de 9 às 17 horas, é dar visibilidade à saúde do adolescente, bem como, sensibilizar os serviços e os profissionais de saúde para as particularidades da abordagem e do atendimento a essa população. Também busca-se promover a participação e o protagonismo juvenil especialmente no que se refere aos seus direitos, principalmente os relativos à saúde.

Serão realizadas rodas de conversa sobre temas da saúde e sobre a história de vida e do lugar dos adolescentes, dinâmicas de grupo e um piquenique chamado Café com Prosa para dar continuidade as orientações sobre saúde.

Serão utilizadas as ferramentas e os princípios da educação popular como metodologia de trabalho, com o objetivo de propiciar aos adolescentes e jovens atendidos na unidade, a discussão acerca de suas necessidades em saúde.

A atividade faz parte da parceria estabelecida entre a Gerência de Saúde da UNISS com Nusad e ESCS, que tem em seu calendário anual a previsão de realização de ações de promoção de saúde.

No dia 22 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Saúde do Adolescente e do Jovem. O Ministério da Saúde escolheu esta data porque nela já se comemora o Dia Nacional da Juventude. Assim, desde o ano de 2008 as equipes que trabalham com saúde do adolescente em todo o país são orientadas a realizar, em seus espaços de atuação, mobilização em torno das questões que envolvem a saúde da população adolescente e jovem.