Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/03/18 às 21h25 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Diretor-geral da OMS visita UBS no Itapoã

COMPARTILHAR

Dirigente máximo da organização fez questão de conhecer a estrutura da unidade

BRASÍLIA (21/3/18) – A Unidade Básica de Saúde 1, do Itapoã, recebeu, nesta quarta-feira (21), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus. Ele esteve no local para conhecer o trabalho das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), a integração dos níveis de atenção primária na região e a atuação dos médicos de família e comunidade. A visita aconteceu no mesmo dia em que o diretor esteve no Hospital da Criança de Brasília

Assim que chegou à UBS 1, Tedros dirigiu-se à sala dos agentes comunitários de saúde, de onde seguiu para as salas de vacina e de acolhimento.  Recebeu explicações do secretário adjunto de Assistência à Saúde, Daniel Seabra, que lhe mostrou os mapas de cada região e detalhou o funcionamento das unidades. Antes de deixar o local, Tedros esteve nos consultórios odontológicos.

internaubs1

“Trata-se de um profissional com grande experiência em saúde pública e que tem a consciência de que precisamos investir em prevenção, fatores de risco e atenção primária para conseguirmos um sistema de saúde organizado”, afirmou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, durante a visita. 

Fonseca lembrou que, no último ano, a cobertura da Estratégia Saúde da Família no DF subiu de 30% para 69,1%. “Com o concurso que faremos agora, teremos mais contratações de médicos e pretendemos fechar esse ano com 75% de cobertura”, avaliou.

internaubs3
Como ministro da Saúde da Etiópia de 2005 a 2012, Tedros implementou uma agenda abrangente de reformas que transformou o sistema de saúde nacional, trazendo melhorias para milhões de etíopes. Investiu na criação de 3,5 mil centros de saúde e 16 mil postos de saúde, ampliando o acesso à atenção básica.

As mudanças foram fundamentais para reduzir a mortalidade infantil em dois terços, diminuir em 90% as infeções por HIV, baixar a mortalidade por malária em 75% e a pôr tuberculose em 64%. Tedros também priorizou o treinamento e formação, aumentando em até sete vezes o número de profissionais de saúde – o quadro subiu de 16.500 para 115 mil.

PERFIL – Tedros Adhanom é o primeiro diretor-geral da OMS africano. Nascido na Eritréia, ele já ocupou os ministérios da Saúde e dos Negócios Estrangeiros da Etiópia. É um defensor da ampliação do acesso à atenção primária.

internaubs2

UNIDADE – A UBS 1 do Itapoã possui nove equipes de saúde da família, com 94 profissionais, sendo 23 deles agentes comunitários de saúde (ACS). A unidade funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, e de 7h ao meio-dia, no sábado. 

Com a conversão do modelo tradicional de atenção primária para a Estratégia Saúde da Família (ESF), a cobertura populacional da Região Leste de Saúde – que engloba Itapoã, Paranoá e São Sebastião – subiu de 49,70%, em janeiro de 2017, para 95% até fevereiro de 2018.