Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/09/15 às 14h05 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Dival recebe visita de estudantes de medicina

COMPARTILHAR

Alunos aprendem a importância da questão ambiental na saúde da população

BRASÍLIA (29/9/15) – A Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival) recebe, nesta terça-feira (29) um grupo de 82 alunos do primeiro ano de graduação do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) para uma visita guiada na unidade.

O objetivo é que os estudantes possam conhecer a infraestrutura e funcionamento da Dival. Para isso, técnicos da diretoria acompanharão os alunos e mostrarão as dependências da diretoria e a atuação de cada núcleo. A visita será realizada em dois dias.

“Essa é uma atividade muito relevante na formação do profissional médico, pois leva o estudante a conhecer criticamente os principais fatores ambientais de importância para a geração e perpetuação dos agravos à saúde e das doenças. Além de levar o estudante a reconhecer a importância da questão ambiental na discussão da saúde individual e coletiva”, destaca a diretora de Vigilância Ambiental, Vaneide Pedi.

DIVAL – As atividades realizadas pela Dival cumprem o objetivo de conhecer e detectar as mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana. A finalidade é recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle desses fatores de riscos e das doenças ou agravos relacionados à variável ambiental, ou seja, relativos aos fatores ambientais de risco biológico (vetores, hospedeiros, reservatórios, animais peçonhentos) e aos fatores ambientais de risco não biológico (qualidade da água para consumo humano, contaminantes ambientais químicos e físicos que possam interferir na qualidade da água, ar e solo, e os riscos decorrentes de desastres naturais e de acidentes com produtos perigosos).