Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/10/19 às 10h28 - Atualizado em 9/10/19 às 16h19

Equipe de saúde no DVO Gama oferece preventivos de câncer

COMPARTILHAR

 

 

 

São esperadas 80 mulheres para mamografia e exames citológicos

 

 

Durante o Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e ao enfrentamento do câncer de mama, a equipe de saúde da família do DVO, no Gama, ofertará exames de mamografia e citológico do câncer de colo uterino a todas as mulheres que buscarem atendimento na unidade. Pelo menos 80 pacientes são esperadas.

 

Excepcionalmente, neste mês de outubro, as unidades básicas de saúde e algumas policlínicas  estarão de portas abertas para receber as mulheres e realizar exames preventivos e mamografias.

 

Poderão fazer a mamografia as mulheres com idade entre 50 e 69 anos ou aquelas com história de câncer de mama na família. Para fazer o exame citológico, é necessário ter entre 25 e 64 anos.

 

A ação faz parte da campanha do Outubro Rosa e também haverá palestras de conscientização sobre o câncer de mama e uterino, e dinâmicas.

 

“Não será  necessário agendamento prévio. Todas as pacientes que vierem à unidade serão instruídas a fazer os exames. Esta ação é importante para a prevenção e a detecção precoce de câncer”, explica a enfermeira da equipe, Helane Santana Cruz.

 

 

Alline Martins, da Agência Saúde

Arte: Rafael Ottoni/saúde-DF