Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/02/14 às 16h31 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Equipes do programa Saúde nas Escolas recebem reforço

COMPARTILHAR

Foram convocados 13 enfermeiros para atender os alunos das escolas públicas

A Secretaria de Saúde (SES/DF) reforçou as equipes do Programa Saúde nas Escolas (PSE) com 13 enfermeiros selecionados para o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) do Ministério da Saúde (MS). As 132 escolas públicas de 14 regionais de ensino de Brasília, participam dessa parceria intersetorial prevista para iniciar as atividades do ano de 2014, no dia 13 de março.

O PSE é realizado com a parceria entre SES/DF e Secretaria de Educação do DF possibilitando que os alunos das escolas públicas passem por avaliações clínicas, bucal e ocular, além da medição antropométrica (pesar, medir e calcular o IMC) para orientar sobre a prevenção da obesidade infantil.

“O programa funciona com 80 equipes de saúde e, cada uma delas, acompanha mil alunos. A SES está definindo as lotações desses 13 enfermeiros para reforçar o atendimento”, disse a técnica do Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente da SES/DF, Wânia Teles.Cada escola tem autonomia para definir as atividades durante o período letivo, respeitando o perfil e o estilo de vida dos alunos.

Cerca de 2,5 mil enfermeiros participaram da seleção do Provab do MS para o preenchimento de mil vagas que estavam disponíveis para serem distribuídas nas capitais, regiões metropolitanas e municípios com população superior a 100 mil habitantes. Para Brasília foram convocados 13 enfermeiros que participaram do programa com um contrato de um ano.

Por Luana Lemes, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226