Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/07/16 às 16h45 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Escolas de Saúde lançarão plataforma para ensino à distância

COMPARTILHAR

Curso piloto da ESCS será ministrado ainda no segundo semestre

BRASÍLIA (11/7/16) – A partir do próximo semestre, a Escola Superior de Ciências em Saúde (ESCS) lançará cursos de extensão piloto usando a plataforma moddle – programa de aprendizagem à distância baseada em software livre – em bioética e em metodologia científica para residentes da Secretaria de Saúde. As aulas piloto estão previstas para 15 de agosto.

“O objetivo de implantação da plataforma é capacitar os residentes da secretaria quanto aos cursos obrigatórios, utilizando novas tecnologias de ensino à distância, ampliando o acesso, proporcionando maior qualidade de aprendizagem e menor deslocamento dos residentes das Regionais”, declarou a chefe do Núcleo de Residência da ESCS, a cardiologista Vanessa Campos.

Servidores da três escolas mantidas pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) já participaram de curso sobre a plataforma, oferecido pela Escola de Governo. O professor e gerente de educação à distância na escola, Zenon Silva, ressaltou a importância da plataforma moddle para os órgãos do GDF que desejam implementar o ensino virtual nas suas instituições.

“A plataforma auxiliará a difundir cursos específicos nas áreas da Saúde oferecidas pelas escolas, facilitando o aprendizado à distância, sem a necessidade do deslocamento, podendo participar dos cursos em suas próprias casas ou no serviço”, destacou Silva.

Este é o caso da Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), que oferece cursos técnicos em enfermagem, análises clínicas e saúde bucal, além de cursos profissionalizantes; da Escola Superior de Ciências da Saúde, com os cursos de graduação em medicina e enfermagem, além dos cursos de pós-graduação e extensão, como as residências médica e em áreas profissionais, e da Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS), com cursos direcionados a servidores da Secretaria de Saúde.