Governo do Distrito Federal
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25/06/13 às 20h27 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Escritório de Qualidade e Segurança do HBDF será inaugurado nesta quarta-feira

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Meta é aperfeiçoamento dos serviços

Foto: Renato Araújo

O novo Escritório de Qualidade e Segurança – órgão de assessoramento criado para coordenar e monitorar o Programa de Melhoria da Qualidade do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), que busca a padronização e o monitoramento de ações assistenciais em saúde, será inaugurado nesta quarta-feira (26), às 10h, no auditório do Pavilhão Administrativo do HBDF.

O HBDF foi incluído no projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos do Ministério da Saúde, que tem como meta a reestruturação da gestão da assistência, com foco na qualidade e segurança para pacientes, profissionais, visitantes e ambientes, por meio da metodologia da acreditadora em saúde Joint Commission Internacional (JCI).

As ações englobam avaliação e cuidados com o paciente; anestesia e cirurgia segura; direitos dos pacientes; gerenciamento de riscos; prevenção e controle de infecções; uso seguro de medicamento e segurança das instalações.

“Buscamos seguir padrões internacionais adaptados para a realidade brasileira e esse padrões englobam inúmeros planos de ações que já estão em andamento no hospital, visando aderir a modelos em todas as áreas”, ressalta a Dra. Lourdes Lopes, membro do Escritório de Qualidade e Segurança.

O Escritório de Qualidade funcionará na sobreloja do prédio de internação do HBDF, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e será voltado para todos os profissionais de saúde incluindo gestores, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, técnicos administrativos e pacientes, com o objetivo de qualificar o complexo hospitalar como um todo: pessoas, ambiente e materiais.

A equipe do Escritório atuará como uma assessoria interna que trabalhará junto com os profissionais de saúde do Hospital, indicando as diretrizes dos planos de ações do Programa de Qualidade e Segurança, por meio de oficinas, reuniões e trabalhos in loco no ambiente hospitalar.

Outro importante benefício do Escritório de Qualidade é a busca pelo processo de “Acreditação” – que é a certificação dada às instituições por um organismo especializado em normas técnicas de um determinado segmento. As acreditações na área da saúde certificam as instituições que desenvolvem ações e processos que priorizem a segurança e qualidade no atendimento ao paciente baseados nas melhores práticas internacionais vigentes.

Além das ações voltadas para qualidade e segurança de pacientes, gestores e ambiente, o Escritório procura divulgar interna e externamente campanhas interfaceadas com qualidade e segurança do paciente; emitir análise crítica dos relatórios periódicos das comissões pertinentes a instituições hospitalares; recomendar novas políticas institucionais visando padrões de qualidade e segurança, assim como revisar e atualizar as políticas já estabelecidas; identificar indicadores com programa de qualidade e segurança, desenvolvendo mecanismos periódicos de análise crítica.

O pioneirismo foi o ponto principal para o planejamento da inauguração do Escritório, que será a primeira unidade intra-hospitalar da rede pública de saúde do Distrito Federal destinada à coordenar as ações de qualidade e segurança.

“A inauguração do Escritório é um marco na história do Hospital de Base, pois é a primeira unidade voltada para a implantação e gerenciamento do processo de melhoria da qualidade na assistência da rede pública de saúde do Distrito Federal.” destaca Paloma Carvalho, Coordenadora do Escritório de Qualidade e Segurança.

Alessandra Lopes Franco