Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/03/14 às 21h06 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Esquecimento em idoso é tema de palestra no Hospital de Planaltina

COMPARTILHAR

Ansiedade e depressão podem desencadear falhas na memória

O Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso de Planaltina (PAISI) realizou nesta quinta-feira (13), no auditório do hospital, uma palestra sobre esquecimento em idosos. O evento reuniu cerca de 90 pessoas.

De acordo com a coordenadora, Ana Lúcia Miranda do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso de Planaltina (PAISI), a população de homens e mulheres acima dos 60 anos aumentou muito nas últimas décadas. Alguns ultrapassam os 80, 90 anos em condições clínicas satisfatórias, mas são raros os que não apresentam dificuldades com a memória. “Isso desconcerta um pouco, e a procura nos consultórios com esse problema tem sido constante”, explica.

Para a geriatra da regional de Planaltina, Suelma de Carvalho Santos, o esquecimento em geral não está, necessariamente, associado à doença. “Existem muitas causas de esquecimento em eventos do dia a dia relacionados à ansiedade, a depressão, que podem fazer com que a pessoa diminua a atenção quando executam certas tarefas. Isso pode não ser uma demência”, explica.

A aposentada Jovita dos Santos, 74 anos, gostou muito da iniciativa. “Foi muito bom, eu achava que estava com problemas de saúde por conta do meu esquecimento, mas agora entendo que é normal para a minha idade”, diz.

A médica ainda complementa sobre a importância de manter o cérebro ativo. “O idoso precisa exercitar a mente e o corpo e para isso é muito importante que ele não se isole, pratique uma atividade física, não se entregue a tristeza e se envolva com o que gosta”, declarou.

A paciente Maria Luciana da Silva, 62 anos, agradeceu a oportunidade de participar do evento. “Estava preocupada com o meu esquecimento. Agora estou tranquila”, afirmou.

Depois da palestra, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, foi oferecido um Coffee Break doado por um laboratório parceiro, que também distribuiu um manual de orientação sobre Alzheimer. Além disso, houve sorteio de brindes e entrega chocolates para os idosos.

Mensalmente o PAISI organiza palestras sobre temas voltados para a terceira idade. No dia 09 de abril, às 14 horas, no auditório do HRPL, acontecerá uma sensibilização para campanha de vacinação.

Por Tatiane Gomes, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61)3348-2547/2539 e 9862-9226